[Espanha] Comunicado “Enseñanza e Intervención Social CNT Comarcal Sur Madrid” em vista das mobilizações para o início do ano letivo 2020/21

Desde Enseñanza e Intervención Social CNT Comarcal Sur Madrid queremos tornar público que, diante do absurdo do início do ano letivo que o Conselho de Educação e Juventude da Comunidade de Madrid pretende realizar, vamos nos unir às mobilizações e greves anunciadas pelos sindicatos CCOO, UGT, STEM e CGT e pelas comunidades educativas para bloquear o início do ano letivo. Vamos apoiar as greves e mobilizações por responsabilidade, porque queremos garantir a integridade das pessoas, porque não queremos que ninguém seja colocado em perigo através das escolas públicas e porque queremos avançar em melhorias trabalhistas e educacionais, queremos partir do que nos foi tirado antes de 2011. Por enquanto, os sindicatos acima mencionados estão propondo as seguintes datas de greve:

• Dia 4 de setembro: Escolas Infantis (incluindo a EAT).

• Dia 8 de setembro: Escolas Infantis e Primárias (incluindo EOEP Geral e Específica) e Centros de Educação Especial.

• Dia 9 de setembro: Escolas de Ensino Secundário e Vocacional.

• Dia 10 de setembro: todos os níveis e ensinamentos da educação pública não-universitária.

Queremos chamar não apenas professores, mas também o pessoal não docente dos centros educacionais, estudantes e famílias para se juntarem a essas mobilizações e se organizarem em assembleias. Enquanto houver assembleias que queiram lutar, nós apoiaremos essas lutas. Portanto, desde nosso sindicato nos oferecemos para legalizar no futuro aquelas greves e ações que têm o apoio majoritário das assembleias e comunidades educacionais.

Mas o que exigimos com essas mobilizações?

• Mais contratações de professores para baixar os índices.

• Planos reais de segurança sanitária nas salas de aula que incluem a presença de pessoal de saúde nos centros educacionais, protocolos que evitam o contágio e material de saúde para todas as pessoas que passam pelos centros educacionais.

• Os professores devem ser isentos de responsabilidade por possíveis infecções na sala de aula.

• Contratação direta de mais pessoal de limpeza para garantir que as condições sociais e sanitárias sejam mantidas.

• Medidas e recursos para a correção da divisão digital.

• Planos reais com recursos para a atenção à diversidade nas salas de aula.

• Fornecimento de material e infraestrutura para garantir que as aulas possam continuar em casa no caso de novos confinamentos e reconhecimento das horas extras trabalhadas para a preparação de novos materiais.

• Redução do horário de trabalho remunerado para trabalhadores com filhos menores de 14 anos que têm que apoiá-los em suas horas de estudo.

• Recuperar as condições de trabalho antes dos cortes de 2011, incluindo a redução da carga de trabalho e o aumento dos salários de todos os trabalhadores que não foram feitos desde então.

• Que não ocorram cortes para as segundas línguas no ensino secundário e uma mudança para eliminar horas de religião.

Reiteramos nosso incentivo à mobilização. Entretanto, não queremos esquecer nossa natureza assembleiaria e autogestionária, por isso convocamos todos os profissionais a participar não apenas de mobilizações, mas também de assembleias escolares e concentrações em centros educacionais, mas também incentivamos a participação diária em assembleias e organizações sindicais horizontais.

Somente através destes dias poderemos pôr fim ao vórtice da privatização da educação de Madrid que serve para enriquecer as mãos privadas.

Acreditamos que é necessária uma revisão da política educacional, que vai desde o currículo até as formas de participação na vida educacional dos estudantes e também das mães e dos pais.

A partir deste sindicato entendemos estas mobilizações como um início da mudança nas políticas educacionais, por isso vamos empregar nossos esforços com novas mobilizações para alcançar estes objetivos.

Enseñanza e Intervención Social CNT Comarcal Sur Madrid

E-mail: seis@comarcalsur.cnt.es / Twiter: @SEIScomarcalCNT

CNT Comarcal Sur Madrid

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/comunicado-ensenanza-e-intervencion-social-cnt-comarcal-sur-madrid-ante-las-movilizaciones-por-el-inicio-de-curso-2020-21/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

uma faúlha
ao sabor do vento?
um vaga-lume

Rogério Martins