[Reino Unido] Barco financiado pelo artista plástico Banksy ajuda a resgatar imigrantes no Mediterrâneo

O artista britânico Banksy financiou a compra de um barco de resgate para socorrer refugiados à deriva no Mar Mediterrâneo, informa o jornal britânico The Guardian.

A embarcação, batizada de Louise Michel, uma feminista e anarquista francesa do século XX, partiu em segredo no dia 18 de agosto do Porto de Burriana, na Espanha, com destino ao mar aberto. O navio, que é menor que os costumeiros navios de resgate porém mais rápido, ainda continua em mar aberto e já resgatou 89 pessoas, incluindo 14 mulheres e quatro crianças.

O barco agora busca um local para aportar e desembarcar os migrantes. Banksy financia todo o projeto com o lucro obtido com a venda e divulgação de obras de arte com a temática da migração. O artista é pintor de grafite, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema.

A tripulação é composta por ativistas europeus que já foram responsáveis pelo resgate de mais de 100 pessoas a bordo de outros navios e se juntaram para essa nova missão.

A ativista libertária Pia Klemp, que já comandou diversas missões na região foi escolhida como capitã. Segundo o jornal britânico, Banksy decidiu financiar o projeto e entrou em contato com Klemp em 2019.

“Olá Pia, conheci você por conta das histórias nos jornais”, escreveu o artista em um e-mail enviado à ela. “Sou um artista do Reino Unido e fiz alguns trabalhos sobre imigração, obviamente não posso ficar com o dinheiro. Você pode usá-lo para comprar um barco ou alguma coisa do tipo? Por favor, me avise. Banksy.”

O barco, de bandeira alemã, pertencia às autoridades francesas. Para o resgate dos imigrantes foi pintado de branco com detalhes rosas, além de exibir uma obra de Banksy na lateral do casco. O desenho mostra uma menina de colete salva-vidas segurando uma boia em formato de coração.

Nos últimos 12 meses, pouco mais de cinco mil imigrantes foram resgatados no mar, principalmente por navios operados por ONGs, enquanto tentavam chegar à Europa.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/30/alemanha-pia-klemp-exarchia-te-amo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/26/grecia-pia-klemp-eles-nunca-vao-tirar-minha-fe-e-minha-alegria-na-luta-pela-liberacao-social/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/21/europa-pia-klemp-se-recusa-a-ser-condecorada-com-honra-em-paris/

agência de notícias anarquistas-ana

pingos roxos
em meio às águas verdes
pétalas de ipê

Marcio Luiz Miotto (Pitu)