[Europa] Este é o M.V. Louise Michel

Um barco salva-vidas independente de alta velocidade que patrulha o Mediterrâneo

Pode parecer inacreditável que haja necessidade de um veículo de emergência feito em casa numa das vias navegáveis mais movimentadas da Europa, mas há. A crise dos migrantes significa que os estados europeus estão instruindo sua Guarda Costeira a não responder pedidos de socorro de “não-europeus”, deixando pessoas desesperadas à deriva e sem ajuda no mar. Para piorar a situação, as autoridades impedem que outros barcos prestem assistência, prendendo tripulações e confiscando embarcações que o fazem.

Louise Michel é um antigo barco da marinha francesa que customizamos para realizar buscas e resgates. Ela é tão ágil quanto rosa. Com 30 metros de comprimento e capacidade de 28 nós (cerca de 52km/h), ela foi comprada com a renda obtida pela venda de uma obra de Bansky – que, então, a decorou com um extintor de incêndio. Ela é comandada e tripulada por um time de profissionais de resgate vindos de toda a Europa. Ela funciona sob hierarquia horizontal e dieta vegana.

Nossa missão

Defender a lei marítima e resgatar qualquer pessoa em perigo, sem preconceito. Nós, a bordo de Louise Michel, acreditamos que somos todos indivíduos, e a nacionalidade não deve fazer diferença nos direitos de cada um e na forma como tratamos uns aos outros. Respondemos o chamado SOS de todos em perigo, não apenas para salvar suas almas – mas as nossas.

Como apoiar

O M.V. Louise Michel precisa de:

• Financiamento para fazer este trabalho, encarar processos judiciais e substituir equipamento apreendido.

• Ajuda para divulgar conteúdo sobre essas políticas desumanas.  #searescueisnotacrime

As pessoas no mar não são vítimas azaradas dos elementos da natureza. Esta crise não é um desastre natural. Ela é criada por decisões políticas e por um fracasso da humanidade. Não pode ser resolvida por barcos salva-vidas. Se quisermos impedir os afogamentos de modo sustentável, temos que parar de forçar as pessoas a entrarem nesses barcos. Então, se você quer contribuir – falar contra o racismo, juntar-se a movimentos por justiça climática – tome qualquer atitude para defender o respeito global por todas as formas de vida, próximas ou distantes.

Como as sociedades gerenciam a migração é um tema complexo que envolve todos nós. Mas nunca deve ser um que casualmente dispensa a pena de morte.

Busca e Resgate

Solidariedade e Resistência

mvlouisemichel.org

Tradução > Erico Liberatti

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/31/reino-unido-barco-financiado-pelo-artista-plastico-banksy-ajuda-a-resgatar-imigrantes-no-mediterraneo/

agência de notícias anarquistas-ana

O tempo virou
Apressam o passo as saúvas
Onde o guarda-chuva?

Chico Pascoal