[Grécia] Arrecadação de fundos para as despesas legais dos camaradas anarquistas G. Dimitrakis e C. Sakkas

No dia 12 de junho de 2019, os anarquistas Giannis Dimitrakis e Costas Sakkas foram presos, depois de tentarem expropriar a entrega de suprimentos de dinheiro de um caixa eletrônico em Tessalônica. O anarquista Dimitra Syrianou foi preso algumas horas depois pelo mesmo caso. No dia seguinte, os três camaradas foram interrogados, processados e acusados. Os camaradas G. Dimitrakis e C. Sakkas são acusados de roubo e estão detidos, enquanto D. Syrianou é acusado de simples cumplicidade e foi libertado em termos restritivos. As prisões, depois de uma operação organizada – uma emboscada pelos esquadrões antiterroristas e da EKAM, foram apresentadas como um grande sucesso para a polícia grega, uma vez que ambos os camaradas foram sistematicamente alvos das autoridades judiciais no passado. Nossos dois camaradas trilharam o caminho da luta, firmando ações e resistindo junto aos movimentos sociais, optando pelo confronto direto com o Estado e pagando por isso o preço da extrema repressão. Encarceramentos, ferimentos a bala, torturas, motins em prisões, greves de fome, fugas de julgamentos, mandados de prisão e, em seguida, detenções e aprisionamento de novo.

Em 2006, o camarada Giannis Dimitrakis foi preso após a expropriação de um banco no centro de Atenas e foi gravemente ferido pela polícia que disparou contra ele. O camarada foi levado ao hospital, onde, enquanto estava na UTI, as autoridades o torturaram e ameaçaram sua vida, exigindo informações sobre seus companheiros. Enquanto isso, a notícia da prisão tornou-se matéria de destaque na mídia, que, por ordem da polícia, lançou uma campanha de desinformação dirigida a seus camaradas, seus amigos e seu ambiente político. Nomes e fotos de “suspeitos” foram publicados, enquanto, ao mesmo tempo, mandados de prisão eram emitidos e camaradas eram processados. Ao mesmo tempo, as autoridades ampliaram as denúncias, utilizando o conceito imaginativo dos “ladrões de preto”, que supostamente realizavam roubos para financiar “organizações terroristas” por meio do “fundo revolucionário”. O grande e militante movimento de solidariedade que cresceu em toda a Grécia, organizando eventos, protestos, aglomerações e atacando alvos estatais, conseguiu não só bloquear a campanha de terror lançada pelas autoridades, mas também desconstruir as acusações, através da sua constante e determinada presença durante o julgamento. O camarada Giannis Dimitrakis deixou uma rica herança de luta durante os seis anos que passou na prisão por este caso, antes de sua libertação em 2012. Ele manteve uma postura digna e implacável contra a repressão penitenciária, abrindo caminho para as lutas dos prisioneiros, que culminou com sua maior contribuição para a primeira greve de fome em massa, em que participaram 20 instituições prisionais em 2008, bem como a grande revolta e o incêndio da prisão de Malandrinos em 2007, após ter sido espancado por agentes penitenciários.

O camarada Costas Sakkas foi preso em 2010, após uma operação da unidade antiterrorista em um armazém com armas. Ele foi acusado de porte ilegal de armas de fogo e de “participação em uma organização terrorista desconhecida”. Durante os 4 meses de sua prisão preventiva, acusações adicionais foram feitas contra ele, identificando-o como um membro da Conspiração das Células de Fogo (CCF). Em abril de 2012, pouco antes de completar seus 18 meses de detenção (o máximo legal para uma prisão preventiva), ele foi mais uma vez condenado a mais 12 meses, acusado mais uma vez de cometer 160 incêndios criminosos e ataques a bomba como membro da CCF. Mas a obsessão do Estado repressivo com o camarada Sakkas não parou por aí. Após 2 anos e meio de detenção irregular enquanto aguardava julgamento, e pouco antes de completar a segunda detenção, as autoridades decidiram prolongar sua prisão por mais seis meses. Tendo sido tornado refém pela aplicação de uma política de extrema exceção contra ele, o camarada Sakkas foi levado a iniciar uma greve de fome exigindo sua libertação, em junho de 2013. Após 38 dias, tendo sido internado no hospital e perdido 16 quilos, e com o apoio de um movimento massivo de solidariedade internacional, ele conseguiu obter sua libertação. Mas, mais uma vez, as autoridades obsessivamente e vingativamente criaram uma rede sufocante de opressão contra ele, tentando prendê-lo mais uma vez. Apenas 5 meses após a sua libertação em janeiro de 2014, o camarada Sakkas foi preso por violar as condições de liberdade condicional, porque, segundo a polícia, “ele não dormia em casa”. Uma semana depois é novamente detido, sob a suposta acusação, desta vez, de que as suas impressões digitais foram encontradas na casa de um membro da CCF. E embora tenha sido libertado em ambas as contas, desde que as acusações nunca foram comprovadas, as condições sufocantes que se criaram com as suas constantes detenções e vigilância apertada, levaram-no a fugir do julgamento em fevereiro de 2014. Permaneceu foragido até agosto de 2016, quando foi preso após perseguição policial e tiroteio, juntamente com o camarada anarquista Marios Seisidis, também foragido, acusado ao lado de Giannis Dimitrakis pelo caso dos “ladrões de preto”. Depois de mais 2 anos de prisão, o camarada Costas Sakkas foi finalmente libertado em agosto de 2018.

Em 16 de setembro de 2020, nossos três camaradas serão julgados em Tessalônica por tentativa de roubo a uma entrega de suprimentos de dinheiro de um caixa eletrônico. Camaradas da Grécia e de todo o mundo, apelamos a vocês e a todas as pessoas do movimento anticapitalista, a todas as pessoas e coletivos que acreditam que militantes presos fazem parte de uma ampla luta contra a barbárie da autoridade, para financeiramente apoiar nossos três camaradas. Depois de muitos anos de devoção sincera à luta, depois de terem experimentado violência repressiva de estado extremo, com balas, perseguições e prisões, eles precisam mais uma vez da nossa solidariedade, pois já se beneficiaram dela, mas também a demonstraram no passado, com sua participação constante em movimentos de solidariedade para com todos os companheiros que foram alvos da repressão estatal.

O montante total necessário para custear as despesas judiciais é de 10.000 euros (aproximadamente R$ 63.000,00). Dadas as circunstâncias objetivas criadas pela pandemia da Covid-19, eventos públicos e concertos que poderiam cobrir essas necessidades não podem ocorrer. É por isso que utilizamos todos os meios de apoio econômico disponíveis. É por isso que essa campanha do firefund (vaquinha virtual) foi criada.

A solidariedade é a nossa arma

Ninguém sozinho nas mãos do Estado

Nenhum de nós será livre, até que a última prisão seja demolida

>> Para colaborar, clique aqui:

https://www.firefund.net/solidarity2020

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/18/grecia-declaracao-dos-compas-g-dimitrakis-k-sakkas-e-dimitra-syrianou/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/15/grecia-anarquistas-sao-presos-apos-expropriacao-a-carro-forte/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/07/05/grecia-o-anarquista-kostas-sakkas-esta-ha-31-meses-sob-custodia-e-um-mes-em-greve-de-fome/

agência de notícias anarquistas-ana

O Buda da roça —
Da ponta do nariz
Um filete de gelo.

Issa