[EUA] Em defesa do Black Bloc nos protestos de Nova York

Na marcha de Breonna Taylor

Em 23 de setembro, Breonna Taylor é morta; não há justiça. Outro tribunal defende a supremacia branca, absolvendo os assassinos. Dias antes, um apelo circulou na comunidade de ativismo da cidade de Nova York para uma ação autônoma no Barclays, enfatizando “Não há bons policiais, Não há maus manifestantes, Sem megafones, Sem polícia pacificadora”. Por volta das 8 horas, o Barclays foi inundado com ativistas, organizadores e aliados, números chegando em torno de 1000 pessoas.

Enquanto a linguagem de “Não há manifestantes maus” e “Sem polícia pacificadora” é comum entre abolicionistas, antifascistas e anarquistas, muitos dentro do grupo Black Lives Matter ficaram chocados ao ver o Black Bloc. Um manifestante acusou o Black Bloc de serem agitadores externos e incitarem à violência. Outro questionou por que o Black Bloc insistiu em disfarçar completamente sua identidade. No incidente mais dramático, um organizador confrontou o Bloc enquanto eles marchavam pacificamente com o grupo maior. O organizador acusou o Bloc de colocar outros manifestantes em perigo e ameaçou o Bloc com violência se eles não se dispersassem. As ameaças de violência ao Bloc aumentaram à medida que outros manifestantes filmavam membros do Bloc, produzindo evidências para a NYPD [polícia] e o Governo Federal que poderiam ser usadas em seu ataque contínuo a ativistas. Quando solicitado a parar de filmar, um manifestante começou a gritar com o Bloc, acusando-os de serem agitadores brancos, atraindo atenção negativa da mídia para o protesto.

No geral, a multidão exibiu um mal-entendimento generalizado do que é o Black Bloc. Black Bloc é uma tática de organização na qual os ativistas se vestem de preto para disfarçar sua identidade, evitar vigilância e minimizar o risco de retaliação policial. O disfarce permite que o Black Bloc previna a prisão de outros manifestantes sem medo de retribuição futura. Enquanto o Black Bloc costuma atacar propriedades corporativas e governamentais, uma janela quebrada ou um distrito policial queimado não é nada comparado ao assassinato cometido pela polícia e pelos supremacistas brancos. Os manifestantes também não conseguiram entender que os membros do Bloc também sofrem por Breonna Taylor e pelo erro judiciário. Os membros do Bloc são manifestantes que compareceram a inúmeros outros protestos e que sentem que outras táticas são necessárias para conseguir a abolição da polícia e das prisões.

O Black Bloc é uma tática, não uma organização. Como afirma o ativista Harsha Walia, “as táticas podem ser eficazes, podem ser ineficazes, mas inerentemente não são nenhuma das duas”, portanto, em vez disso, devem ser avaliadas “em contextos específicos”. As acusações lançadas contra o Black Bloc durante a marcha valem a pena serem confrontadas dentro do amplo contexto de meses de protestos desde o assassinato de George Floyd. Se permitirmos que desacordos sobre táticas nos dividam, não apenas falharemos a nós mesmos, mas também àqueles que estão presos e assassinados pelo Estado.

Onde estiveram todos os anarquistas?

Anarquistas e antifascistas foram organizadores, aliados e cúmplices durante a Revolta de George Floyd. O incêndio do Terceiro Distrito [delegacia] em Minneapolis, a bravura na luta contra o Departamento de Segurança Interna em Portland e a remoção de estátuas confederadas são exemplos de ações autônomas nas quais anarquistas e antifascistas participaram. Especificamente em Nova York, as estratégias do Black Bloc foram aplicadas para manter os manifestantes seguros durante todo o verão, incluindo durante o toque de recolher reacionário, o contra-protesto do blue lives matter, as marchas de solidariedade em Portland e no Parque da Abolição. O uso da tática efetivamente defendeu barricadas contra ataques policiais, protegeu fisicamente outros manifestantes e preveniu a prisão de manifestantes apreendidos.

Nos territórios, os manifestantes levantaram quatro preocupações sobre a participação do Black Bloc: 1) violência 2) risco de prisões ou violência policial para outros protestos 3) branquitude 4) cobertura negativa da mídia. Embora esses ativistas tenham agido de má fé, atacando física e verbalmente o Bloc e colocando os manifestantes em perigo ao filmar, essas questões estratégicas devem ser consideradas com boa fé, pois nos opomos coletivamente à supremacia branca, ao policiamento e às prisões.

1. Violência: Os críticos afirmam que o Black Bloc incita a violência por meio de vandalismo e destruição de propriedade

Essa crítica pode ser dividida em uma questão de por que os danos à propriedade são válidos e se eles encorajam outras formas de violência contra pessoas. O Black Bloc justifica os danos à propriedade atacando o tecido conectivo entre a supremacia branca e o capitalismo. A Louisville Metro Police Foundation, uma entidade privada que arrecada dinheiro para o departamento de polícia que assassinou Breonna Taylor, tem membros do conselho de Kroger, White Castle, KFC, GE Appliances e patrocinadores públicos como Wendy’s, PNC Bank e United Parcel Service (UPS). Ao atacar alvos corporativos, o Bloc enfatiza que a abolição da polícia não pode acontecer sem cortar a influência das empresas privadas sobre nossas vidas. Embora outros ativistas possam questionar a eficácia dessa tática, a destruição da propriedade corporativa nunca deve desviar a atenção da violência real infligida pela polícia e pelas prisões.

Por que os manifestantes antirracistas com pensamento semelhante se concentram em danos à propriedade sobre as injustiças da polícia e das prisões? Quando um manifestante grita com o Black Bloc, eles mudam o foco da marcha da violência real praticada pela polícia. Eles fazem o trabalho da mídia conservadora e da polícia concentrando-se nos chamados “maus manifestantes” em vez dos repetidos atos de violência praticados pela polícia. Uma vez que a violência policial está sempre presente nos protestos em Nova York, os ativistas estariam melhor servidos trabalhando com o Bloc para se preparar para a inevitável violência policial.

2. Prisões e violência policial: Os críticos afirmam que o Black Bloc incita a violência policial e incentiva as prisões

A verdade da questão é que a polícia que coloca os manifestantes em perigo, não o Black Bloc. O que diferencia o Black Bloc das vertentes mais liberais do movimento é que o Black Bloc reconhece que a violência policial está sempre presente nos protestos. De vigílias pacíficas a manifestações, a polícia tem aumentado seus ataques violentos contra os manifestantes nos últimos meses.

Quando um ativista crítico ao Bloc se preocupa com o risco de prisões, confunde a vítima da violência estatal com o perpetrador. Eles traem aqueles que estão engajados na mesma luta ao aceitar a violenta repressão policial ao ativismo. Com a escalada da retórica violenta do governo Trump contra ativistas e a violência contínua cometida por supremacistas brancos, o Black Bloc ilustra a necessidade de anonimato coletivo para os manifestantes se protegerem. O governo federal tem como alvo e incentiva a violência da direita contra ativistas. O Black Bloc reconhece a necessidade de segurança e privacidade contra essas forças. Dado o assassinato e o desaparecimento de muitos ativistas envolvidos na Revolta de Ferguson, tais proteções são essenciais para os atuais ativistas.

3. Branquitude: os críticos argumentam que o Black Bloc é o povo branco cooptando a luta contra a polícia e as prisões

Para anarquistas de cor e anarquistas indígenas, isso é um insulto. Muitos vêm de identidades oprimidas, ingressando no Black Bloc porque estão frustrados com a falta de compromisso com a libertação entre os outros organizadores. Embora muitos dentro do Black Bloc sejam brancos, há contradições em relação ao papel dos brancos no movimento. Por um lado, é comum impulsionar os brancos a tomarem a linha de frente em protestos para proteger os negros. Por outro lado, quando os brancos assumem a linha de frente por meio do Black Bloc, são criticados por cooptarem o movimento. Para equilibrar as duas coisas, o Black Bloc deveria ser considerado uma outra forma de assumir a linha de frente, de colocar o próprio corpo em risco na luta contra a polícia e as prisões, de aceitar a perseguição estatal que se seguirá.

Ao mesmo tempo, os participantes brancos do Black Bloc devem ser autocríticos constantemente. O racismo se infiltra nos espaços de organização. Discordar sobre táticas nunca deve se transformar em ataques racistas a outros ativistas. Os participantes brancos do Black Bloc devem transformar as vantagens de serem brancos contra as bases da supremacia branca da sociedade. Isso exige a abolição da branquitude nos espaços de organização por meio da construção de processos de justiça transformadora, criação de responsabilidade e erradicação do racismo em nós mesmos.

4. Mídia: Críticos argumentam que o Black Bloc atrai mídia negativa

Na marcha, essa afirmação foi feita por alguém que estava filmando o Black Bloc. As filmagens colocam os membros do Bloc em perigo legal e físico por parte do Estado. Para quem filma, saiba que sua câmera é um policial.

Para quem se preocupa com a mídia, vale a pena ser realista. A grande mídia ignorou amplamente os protestos em Nova York depois de junho. Eles não se importam com a violência que a polícia comete. A mídia de direita demonizará os protestos, independentemente do envolvimento do Black Bloc. A cobertura da mídia não é um meio de libertação. Em muitos aspectos, a mídia é um impedimento, pois permite que líderes interessados cooptem o movimento para seu próprio benefício, como com a campanha # 8CantWait que desviou os apelos mais radicais para a abolição da polícia e das prisões. A mídia não se preocupa em apresentar uma visão abolicionista. No final das contas, a luta é para construir poder dentro das comunidades, para permitir que as pessoas tenham controle sobre suas próprias vidas, não para obter coberturas favoráveis.

Conclusão

Com o presidente e os supremacistas brancos armados ameaçando os manifestantes com violência, os ativistas não devem fazer parte das narrativas da direita demonizando o Black Bloc. Em vez disso, a questão sempre é se o uso da tática é apropriado ao contexto. Dada a ausência de justiça significativa para Breonna Taylor e o aumento da violência policial na cidade de Nova York, o Black Bloc é uma resposta tática à repressão policial, vigilância e a necessidade de atacar os defensores da supremacia branca. Em vez de rejeitar a tática totalmente, outros ativistas deveriam considerar como trabalhar com os Black Blocs emergentes para comunicar as necessidades de segurança e inteligência e realmente fechar as ruas. Black Bloc é uma personificação do “No Justice, No Peace (Sem Justiça, Sem Paz)”.

É importante ressaltar que os ativistas devem aprender com a cultura de segurança cultivada pelo Black Bloc, a forma como o anonimato é priorizado para proteger outros ativistas da repressão estadual futura. Enquanto ativistas incomodados com o Bloc presumem que sua presença acarreta violência nos protestos, a realidade é que a violência está sempre presente devido à existência continuada da polícia. A violência contra os ativistas de Ferguson deve forçar os ativistas contemporâneos a considerar segurança e privacidade.

No final, estamos todos envolvidos na mesma luta contra a polícia, as prisões e a supremacia branca. O Black Bloc é outra forma de nos mantermos seguros.

Tradução > A. Padalecki

agência de notícias anarquistas-ana

sussurro sem som
onde a gente se lembra
do que nunca soube

Guimarães Rosa