[Chile] Vídeo | Policial joga um manifestante de 16 anos de uma ponte

Menos de um mês antes de o Chile votar se vai substituir sua constituição do período da ditadura de Pinochet (1973-1990), a polícia militar chilena atacou brutalmente os manifestantes mais uma vez na capital do país, Santiago.

Na sexta-feira (02/10) à noite, policiais de choque da força policial de Carabineros usaram bombas de gás lacrimogêneo e jatos de água de alta pressão para dispersar os manifestantes que se reuniam na Plaza Italia durante um protesto antigoverno.

Os vídeos mostram um jovem de 16 anos sendo empurrado com força sobre as grades de uma ponte por um policial de choque. O jovem caiu no canal de concreto do leito do rio Mapocho, onde ficou imóvel, de bruços na água rasa.

Ao abordar o incidente em um discurso televisionado, o general Enrique Monrás, porta-voz dos Carabineros, não descartou a responsabilidade da força pelo ocorrido, mas disse que, em sua opinião, o jovem “perdeu o equilíbrio e caiu” durante uma detenção. Esses vídeos provam o contrário!

O jovem está em estado estável na Clínica Santa María, próxima ao local onde ocorreu o incidente.

Desde outubro de 2019, o Chile tem sido sacudido por uma onda de protestos em massa contra a desigualdade crescente e uma série de injustiças sistêmicas. A repressão policial que se seguiu foi condenada internacionalmente.

O promotor público do Chile disse que desde outubro do ano passado 8.575 violações de direitos humanos foram perpetradas pelos Carabineros na repressão aos protestos, e apenas 16 policiais foram afastados como resultado.

Várias missões internacionais, incluindo uma delegação enviada pela alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, uma ex-presidente do Chile, entregou relatórios contundentes detalhando várias violações que ocorreram durante os protestos, incluindo tortura e abuso sexual.

No entanto, o presidente Sebastián Piñera usou seu discurso dúbio perante a assembleia geral da ONU há menos de duas semanas para pedir que valores como o respeito pelos direitos humanos sejam fortalecidos em todo o mundo!

O referendo constitucional do Chile será realizado em 25 de outubro.

[Todos os vídeos foram encontrados na conta @PiensaPrensa no Twitter]

>> Veja o vídeo (01:44) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=XPTAkhQXYoA&feature=emb_title

agência de notícias anarquistas-ana

tudo se move
folhas, flores, pólens
ventos de primavera

Alexandre Brito