Declaração do Meuterei (“Motim”) sobre o despejo da Liebig34. O Meuterei também está em perigo imediato de despejo.
Na sexta-feira dia 09 de outubro a okupa anarca-queer-feminista Liebig34 foi despejada. Isso significa que mais um pedaço da história da cidade está perecendo em favor do setor imobiliário. Enquanto algumas pessoas estão admirando o quão bem elas estão, outros se perguntam se isso foi realmente a coisa certa a se fazer durante uma pandemia . O lema é: “Faça primeiro e depois considere se está certo”. Mas então há sempre a discussão sobre quanta violência veio da Liebig e por isso tudo é justificado…
Nós, do Coletivo Meuterei, enviamos saudações tristes, mas especialmente zangadas e solidárias a Liebig34. Não queremos nem imaginar quais serão as consequências desse despejo. Para ver o que isso significará para Nordkiez, basta olhar para lugares como Prenzlauer Berg. A forma como o despejo ocorreu era de se esperar cedo ou tarde após o despejo da [okupa] Syndikat. A vizinhança foi sistematicamente isolada com antecedência para evitar que as pessoas chegassem à casa. O oficial de justiça ordenou que os moradores saíssem da casa na manhã de sexta-feira por volta das 7h, caso contrário, ele solicitaria assistência administrativa à polícia. Portanto, a questão é: o que a polícia estava fazendo antes disso? Não é como se eles não tivessem estado lá quase 24 horas antes?
Para nós também surge a questão de como lidar com os próximos despejos. Tanto a Potse quanto a Meuterei têm um título de despejo. Ainda não há datas, mas como vimos com a L34, isso pode mudar rapidamente. Nos perguntamos se a estratégia de “bloqueios” em torno do despejo é razoável ou paralisante.
A manifestação na noite foi alta, poderosa e dinâmica. E aqueles que estão surpresos com a ocorrência de tais “distúrbios” provavelmente ainda não entenderam nada. Isso é exatamente o que eles devem esperar após cada despejo. Ficamos muito satisfeitos com as várias ações solidárias em Berlim e em outras cidades alemãs e europeias. Achamos que é importante unir nossas lutas além das fronteiras de cidades e de países. Portanto, também nos unimos ao apelo do Interkiezionale para vir a Berlim no dia 31/10 para a manifestação “United we Fight”. Lá poderemos encontrar mais uma expressão do que as (futuras) evacuações irão desencadear em nós.
Enviamos nossas saudações solidárias a todos os manifestantes feridos e todos os presos. Continuaremos resistindo! Vamos fazer de cada despejo um desastre!
Um esforço, uma luta!
Meuterei Collectiv, 12 de outubro de 2020.
Tradução > A. Padalecki
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/14/alemanha-liebig34-foi-despejada/
agência de notícias anarquistas-ana
Olhando bem
O cafezal, na verdade,
São laranjeirinhas…
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!