[Alemanha] Meuterei, Berlim: Saudações solidárias e primeiras reflexões sobre o despejo da okupa Liebig34

Declaração do Meuterei (“Motim”) sobre o despejo da Liebig34. O Meuterei também está em perigo imediato de despejo.

Na sexta-feira dia 09 de outubro a okupa anarca-queer-feminista Liebig34 foi despejada. Isso significa que mais um pedaço da história da cidade está perecendo em favor do setor imobiliário. Enquanto algumas pessoas estão admirando o quão bem elas estão, outros se perguntam se isso foi realmente a coisa certa a se fazer durante uma pandemia . O lema é: “Faça primeiro e depois considere se está certo”. Mas então há sempre a discussão sobre quanta violência veio da Liebig e por isso tudo é justificado…

Nós, do Coletivo Meuterei, enviamos saudações tristes, mas especialmente zangadas e solidárias a Liebig34. Não queremos nem imaginar quais serão as consequências desse despejo. Para ver o que isso significará para Nordkiez, basta olhar para lugares como Prenzlauer Berg. A forma como o despejo ocorreu era de se esperar cedo ou tarde após o despejo da [okupa] Syndikat. A vizinhança foi sistematicamente isolada com antecedência para evitar que as pessoas chegassem à casa. O oficial de justiça ordenou que os moradores saíssem da casa na manhã de sexta-feira por volta das 7h, caso contrário, ele solicitaria assistência administrativa à polícia. Portanto, a questão é: o que a polícia estava fazendo antes disso? Não é como se eles não tivessem estado lá quase 24 horas antes?

Para nós também surge a questão de como lidar com os próximos despejos. Tanto a Potse quanto a Meuterei têm um título de despejo. Ainda não há datas, mas como vimos com a L34, isso pode mudar rapidamente. Nos perguntamos se a estratégia de “bloqueios” em torno do despejo é razoável ou paralisante.

A manifestação na noite foi alta, poderosa e dinâmica. E aqueles que estão surpresos com a ocorrência de tais “distúrbios” provavelmente ainda não entenderam nada. Isso é exatamente o que eles devem esperar após cada despejo. Ficamos muito satisfeitos com as várias ações solidárias em Berlim e em outras cidades alemãs e europeias. Achamos que é importante unir nossas lutas além das fronteiras de cidades e de países. Portanto, também nos unimos ao apelo do Interkiezionale para vir a Berlim no dia 31/10 para a manifestação “United we Fight”. Lá poderemos encontrar mais uma expressão do que as (futuras) evacuações irão desencadear em nós.

Enviamos nossas saudações solidárias a todos os manifestantes feridos e todos os presos. Continuaremos resistindo! Vamos fazer de cada despejo um desastre!

Um esforço, uma luta!

Meuterei Collectiv, 12 de outubro de 2020.

Fonte: https://enoughisenough14.org/2020/10/16/meuterei-berlin-solidary-greetings-and-first-thoughts-on-the-liebig34-eviction/

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/16/alemanha-tubingen-manifestacao-espontanea-de-solidariedade-para-com-a-okupa-liebig34-em-berlim/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/14/alemanha-liebig34-foi-despejada/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/07/alemanha-berlim-milhares-vao-as-ruas-de-friedrichshain-contra-a-expulsao-da-okupa-liebig34/

agência de notícias anarquistas-ana

Olhando bem
O cafezal, na verdade,
São laranjeirinhas…

Paulo Franchetti