[Chile] Sobre a situação dos companheiros Francisco Solar e Mónica Caballero

Outubro 2020

Como já é sabido, os companheiros se encontram na prisão desde julho, acusados de diversos ataques explosivos ocorridos em julho de 2019 e fevereiro de 2020. O processo judicial contra eles continua aberto assim como o prazo investigativo, sem maiores novidades.

Na situação particular de cada um, podemos informar que:

Francisco ainda permanece encarcerado na Seção de Segurança Máxima do Cárcere de Alta Segurança, e durante os últimos tempos sofreu duas apreensões realizadas por pessoal da polícia de inteligência em colaboração com os carcereiros. Estas apreensões resultaram na requisição das notas da defesa do companheiro, esboços de textos, além da perseguição permanente e contínua por parte da promotoria que solicitou estas apreensões.

Mónica, por sua parte, se encontra no Módulo de Conotação Pública no cárcere de San Miguel, enfrentando uma forte e completa censura da comunicação durante semanas. Sem poder receber nem enviar nenhuma carta de nenhum formato, finalmente e após várias insistências a administração carcerária constituiu um protocolo para que a companheira possa enviar cartas, mas ao mesmo tempo proibiu que lhe enviem cartas pelo  correio diretamente ao cárcere. Em vista desta situação se definiu  provisoriamente o seguinte endereço para que companheiros de outras latitudes enviem sua correspondência e possamos entregá-las: Sta Isabel 0151 local 6. Providencia. Santiago

Apesar das aberturas e desconfinamento, nos cárceres continuam sem visitas, apenas mediante chamadas e videochamadas monitoradas pela gendarmeria.

Solidariedade com Mónica e Francisco!

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/02/chile-informativo-a-um-mes-da-detencao-dos-companheires-francisco-solar-e-monica-caballero-agosto-2020/

agência de notícias anarquistas-ana

Um aguaceiro —
Os pardais da aldeia
Se agarram ao capim.

Buson