[Espanha] ECOOPAN, Padaria Artesanal Autogestionada

Nos apresentamos

ECOOPAN surge no ano 2000 em torno de um produto simples e básico que desde séculos constitui uma das principais fontes da alimentação humana.

A origem do projeto está muito vinculada ao nascimento e desenvolvimento da cooperativa “Bajo el Asfalto está la Huerta” (BAH!) e de outros coletivos que iniciavam em Madrid seu trabalho pela agroecologia e a soberania alimentar.

ECOOPAN é constituída por pessoas que de maneira autogestionária fazemos rodar esta iniciativa, com três objetivos fundamentais:

1) Fazer parte ativa na elaboração de um tecido estruturado em base a Grupos de Consumo, que desde seus inícios, foram espaços construídos pelos movimentos sociais onde pôr em prática a transformação pela qual trabalham, apostando por um consumo ecológico, responsável e próximo.

2) Entender o consumo como um ato político. Estabelecendo relações diretas, em circuitos curtos, sem intermediários, de apoio mútuo e confiança, que funcionam e evoluem de um modo BARRICADA alternativa à estrutura capitalista.

Esta é nossa aposta e o que dá sentido a nosso projeto, somar nosso pequeno grão de areia na criação de espaços desmercantilizados onde pôr em prática outras relações sociais e de consumo possíveis.

3) Difundir através de nosso blog, oficinas, encontros, jornadas,… os saberes do pão, sua cultura, seu simbolismo e o saudável hábito alimentício que representa, assim como a atividade e o pensamento do movimento agroecológico.

Nos contacte

Se sóis um Grupo de Consumo e estais interessados em nosso projeto, nos contacte. Se não pertences a nenhum grupo de consumo, te animamos a que te incorpores a algum deles, ou a que formes o teu próprio.

Onde estamos?

Em Perales de Tajuña, compartilhando espaços, organização, lutas e vivências com outros projetos de agroecologia rebelde que habitam neste povoado, situado a 35 km. de Madrid.

ecoopan.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/27/franca-julieta-garcia-vazquez-a-argentina-que-transformou-o-pao-em-arte-em-um-museu-em-paris/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/09/17/franca-uma-padaria-anarquista-na-periferia-de-paris/

agência de notícias anarquistas-ana

Você se parece
com este galho de acácias
repleto de sóis.

Eolo Yberê Libera

Leave a Reply