[Reino Unido] Preservando a memória de Stuart Christie. Campanha de financiamento para criar um arquivo memorial em Londres

A vida do ativista e escritor Stuart Christie sempre foi atormentada por manchetes. “O anarquista britânico mais famoso” e “o anarquista escocês que tentou matar Franco em 1964” foram suas descrições mais comuns; mas o que era importante, como sempre, era o que estava nas letras pequenas: sua coragem, sua imaginação, sua lealdade, não apenas a suas crenças, mas a seus amigos e família, sua notável inteligência e seu humor autodepreciativo e pungente foram o que o caracterizou.

Infelizmente, em 15 de agosto, Stuart nos deixou para sempre. Para manter viva a memória das muitas histórias das quais ele fazia parte, um grupo de amigos, companheiros e familiares se propôs a criar um Arquivo Memorial em seu nome na sede das May Day Rooms (um espaço de arquivo e ponto de encontro para movimentos sociais e antagonistas) em Fleet Street, Londres. O arquivo incluirá fotografias, cartas, recordações pessoais, obras de arte, seus escritos, todas as obras produzidas por suas editoras (Cienfuegos Press e Christie Books) e seu conhecido Arquivo Audiovisual Anarquista.

Grande parte do material verá a luz do dia pela primeira vez, como as cartas que ele escreveu da prisão Carabanchel após sua tentativa fracassada de assassinar Franco, assim como fotografias de sua infância. O memorial também abordará outros momentos mais desconhecidos de sua vida, tais como seu papel como réu sem provas no julgamento da Angry Brigade (Brigadas da Raiva) ou a época em que ele viveu nas remotas Ilhas Orkney (norte da Escócia) e publicou um jornal (o Free-Winged Eagle) com imagens inéditas, compiladas por sua filha, Branwen.

Para financiar a criação deste arquivo, os colegas de Stuart iniciaram uma campanha de crowdfunding (micro-doações on-line) no site GoFundMe. Qualquer pessoa que queira e possa contribuir com qualquer quantia de dinheiro. O dinheiro arrecadado não só será usado para alugar o espaço físico do projeto e contratar a arquivista Jessica Thorne (uma pesquisadora de doutorado cujo trabalho se concentra em prisioneiros anarquistas na Espanha de Franco) para montá-lo, mas também será usado para digitalizar todo o seu conteúdo e torná-lo acessível a todos na internet. Também será usada para republicar sua autobiografia (Minha avó me fez um anarquista, uma obra mais extensa que Franco me fez um terrorista, a versão publicada na Espanha) e sua trilogia dos romances Pistoleros!: As Crônicas de Faquhar McHarg.

Além disso, algumas palestras e eventos informativos sobre sua figura serão organizados e, dependendo da quantidade de dinheiro arrecadado, será instalado um monumento físico ao Stuart. Um vitral está sendo projetado atualmente para ser colocado nas May Day Rooms e, como estas não são abundantes na arte secular – muito menos na arte anarquista – gostaríamos de vê-lo, por isso encorajamos você a soltar sua mosca. Finalmente, se o crowdfunding exceder suas metas máximas de financiamento, os organizadores se reunirão para decidir como expandir o projeto ou, alternativamente, realocar esses fundos para grupos de apoio aos prisioneiros e/ou projetos de alcance libertário.

O link para contribuir para o financiamento coletivo e manter viva a memória de Stuart Christie pode ser encontrado clicando aqui:

https://www.gofundme.com/f/stuart-christie-memorial-archive

Notícias sobre o projeto serão publicadas em sua página do Facebook (ArchiveStuart) e em sua conta no Twitter (ArchiveStuart). [ambas em inglês]

Fonte: https://www.todoporhacer.org/memoria-stuart-christie/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/02/espanha-stuart-christie-in-memoriam/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/01/franca-in-memoriam-stuart-christie-10-de-julho-de-1946-15-de-agosto-de-2020/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/25/escocia-stuart-christie-uma-celebracao-de-amizade-em-memoria-de-um-famoso-ativista/

agência de notícias anarquistas-ana

em zigue-zague
mosquitos-pólvora pairam
final de tarde

Marcos Amorim