[Escócia] Stuart Christie: uma celebração de amizade em memória de um famoso ativista

Por Frank McNab

STUART Christie, que morreu no último sábado (15/08), foi um pensador e ativista anarquista de renome internacional, mais conhecido pelo atentado à vida de Franco em 1964, quando ele tinha 18 anos. Ele também foi meu amigo. No curto período de tempo que o conheci, ele demonstrou a qualidade prática que você esperaria de um garoto de Partick. Mas que garoto de Partick!

O idealismo juvenil e o aço ainda estavam muito evidentes, embora endurecidos e forjados na caldeira da experiência. Onde a maioria tinha sonhado e passado para o próximo sonho, Stuart sonhou e, então, agiu de acordo com o sonho. Ele demonstrou uma real cordialidade e um entusiasmado interesse sobre o que eu tinha a dizer. Seu ensinamento e experiência brilhavam através de sua conversa e, a despeito de ser muito modesto em relação a suas experiências pessoais, eu estava extremamente consciente de que, quando eu conversava com ele, eu falava com um homem que tinha vivido umas dez vidas em comparação com a minha.

A última vez que falei com ele foi quando almoçamos no Glasgow Art Club, pouco antes do lockdown. Lembro-me de estar explicando minhas preocupações com o envelhecimento do meu cachorro Humphrey, e Stuart gastou um bom tempo debatendo como ajudar o cão e dar apoio a ele. Perguntei sobre suas memórias visuais mais marcantes do tempo na prisão Carabanchel de Franco, pois eu tinha a vaga ideia de uma imagem baseada em seu tempo lá. Ele quase pintou o quadro para mim com palavras. Ele descreveu alguém sendo levado ao longo de um corredor no meio da noite, passando por sua cela, a caminho da execução por garrote no porão da prisão. O prisioneiro era um cigano alto, os guardas eram praticamente anões perto dele, e o governador estava usando seu melhor uniforme com todas suas medalhas brilhantes tilintando em seu peito, enquanto a procissão seguia o murmurante padre ao longo do mal iluminado corredor. Isto ainda está para ser pintado em tela, mas permanece vivo em minha imaginação. Será meu tributo pessoal a um homem que representa o mais alto nível possível de comprometimento político e integridade.

Stuart também figura em outra composição na qual estou engajado no momento, uma grande pintura retratando um grupo de amigos com interesses artísticos e políticos compartilhados, que se encontram regularmente em Partick. Ela vai se basear na obra “Vocação de São Mateus”, de Caravaggio. Descobriu-se que vários membros do grupo conheciam Stuart e ficamos maravilhados quando, com muito humor e entusiasmo, ele literalmente concordou em entrar no quadro. Essa pintura será a celebração da amizade e sentimento em comum. Quando estiver finalizada no próximo mês, a presença de Stuart nela vai nos acrescentar um pungente sentimento.

O desenho aqui apresentado é minha representação de um jovem Stuart contemplando a perigosa ação que ele empreendeu na Espanha. Ele está vestido na moda para a época, 1964. Atrás dele, na parede, um símbolo da Cruz Negra, organização que ele ajudou a criar para dar apoio a prisioneiros do regime fascista de Franco. Através da janela está o café da rua em Madri onde ele foi preso pela polícia secreta de Franco, treinada pela Gestapo. Nas palavras do poeta Konstantinos Kavafis:

“Honra àqueles que, na vida que levam,

definem e defendem uma Termópilas.

Nunca traindo o que é certo,

consistentes e justos em tudo que fazem.”

Fonte: https://www.thenational.scot/news/18659914.stuart-christie-celebration-friendship-memory-famous-activist/

Tradução >> Erico Liberatti

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/20/franca-stuart-christie-o-companheiro-o-amigo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/18/reino-unido-stuart-christie-1946-2020-ativista-anarquista-escritor-e-editor/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/08/18/reino-unido-o-britanico-que-quis-assassinar-franco/

agência de notícias anarquistas-ana

Uma beleza:
Rosas, brancas ou roxas,
As azaleias!

Sil Lis