[Espanha] Lançamento: “Gastronomía y anarquismo”, de Nelson Méndez

Temos o prazer de anunciar a disponibilidade de “Gastronomía y anarquismo”. “La utopía intensa de unir fogones, barricadas, placer y libertad“. Um percurso pelo interessante, complexo e, geralmente, desconhecido ou menosprezado processo histórico da relação gastronomia e anarquismo, detendo-nos nas mais significativas reflexões, ações e debates que marcaram sua evolução.

Escrito por Nelson Méndez e editado por nossa própria fundação, se encontra disponível em nossa loja online. E se for um apoiador, o receberá nos próximos dias de forma gratuita. Deixamos a vocês uma descrição da obra:

Gastronomía y Anarquismo” empreende um percurso pelo interessante, complexo e, geralmente, desconhecido ou menosprezado processo histórico da relação gastronomia e anarquismo, detendo-nos nas mais significativas reflexões, ações e debates que marcaram sua evolução. Esse itinerário não é, de nenhuma maneira, o melancólico olhar a um passado já de todo superado, pois para surpresa de alguns encontraremos o que se trata de uma temática vigente e viva no pensamento, as discussões e com plurais expressões práticas que hoje se fazem presentes tanto no anarquismo como na gastronomia, processo contemporâneo que nos propomos referir neste livro.

Nelson Méndez (Caracas, 1952) é licenciado em Sociologia pela Universidade Central da Venezuela (UCV) e professor titular em dita universidade. Vinculado desde a juventude ao ativismo social e ao anarquismo a partir de 1980, desde finais dos anos 90 é membro do coletivo “El Libertario”. Publicou “Un país en su artificio. Itinerario histórico da ingeniería y la tecnología en Venezuela“, em 2011; e em colaboração com A. Vallota: “Bitácora de la utopía. Anarquismo para el siglo XXI“, difundido em vários países latino americanos e com ampla presença na Internet. Também é autor de numerosos artigos, fruto da investigação, assim como de diferentes textos e folhetos divulgados tanto em papel como de maneira eletrônica. Aparte de seu trabalho intelectual e como ativista, é um apaixonado pela gastronomia, de modo que este livro reúne o conjunto de suas vocações.

Gastronomía y anarquismo

La utopía intensa de unir fogones, barricadas, placer y libertad

Nelson Méndez

Fundación Anselmo Lorenzo

Cuadernos libertarios, 13

80 págs.

Madrid, 2021

ISBN: 978-84-946807-9-3

7,00€

fal2.cnt.es

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/12/23/espanha-gastronomia-anarquista-e-de-guerra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/12/russia-anarquistas-de-sao-petersburgo-cozinhando-uma-revolucao-vegana/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/07/italia-bolonha-festival-da-cozinha-popular-e-autogestionaria-7-e-8-de-maio/

agência de notícias anarquistas-ana

Algo de dança
nas algas,
quase canção dos corais.

Yeda Prates Bernis