[Grécia] Manifestantes vão às ruas por mais recursos para a saúde pública e contra a violência policial

Milhares de pessoas manifestaram-se esta quarta-feira (17/03) em Atenas para exigir do Governo grego o aumento de recursos para melhorar o sistema de saúde público e o combate à pandemia, e contra a violência policial sob o pretexto de controle das medidas de confinamento.

A manifestação, convocada por diversos sindicatos de médicos e pessoal dos serviços de saúde, associações de estudantes e de professores, organizações esquerdistas e anarquistas concentrou-se em frente ao parlamento de Atenas, na emblemática praça Syntagma, onde milhares de pessoas exigiram um sistema de saúde público eficaz e a requisição forçada das clínicas privadas para o tratamento de doentes com Covid-19.

A Federação de Associações Hospitalares da Grécia (OENGE), uma das principais organizações envolvidas no protesto, criticou o Governo conservador grego por ter fechado as salas de cirurgias para transformá-las em zonas de tratamento para o novo coronavírus, em vez de abrir novas instalações.

Foi também denunciado que estão forçando médicos de diversas especialidades a tratar doentes com Covid-19, e a prescindir de mais contratações.

O Governo argumenta que foram contratados cerca de 10.000 profissionais de saúde durante a pandemia, mas os sindicatos asseguram que, na maioria, são contratos temporários.

Numa referência às clínicas privadas, os manifestantes exigiram a intervenção do Governo para que sejam colocadas à disposição dos doentes infectados.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/18/grecia-video-marcha-em-daphne-contra-o-terrorismo-estatal-e-policial/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/16/grecia-passeata-contra-a-repressao-estatal-reune-milhares-de-pessoas-em-patras/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/03/12/grecia-milhares-de-pessoas-tomam-as-ruas-de-tessalonica-apos-policia-retirar-manifestantes-que-ocupavam-universidade/

agência de notícias anarquistas-ana

Casa na serra:
Só um galo anuncia
A madrugada

José Lira