[Argentina] Carta da mãe de Santiago Maldonado no dia que completaria 32 anos

Este domingo 25 de julho, Santiago Maldonado teria completado 32 anos. Stella, sua mãe, publicou no Facebook uma comovedora carta onde reafirma que a quatro anos de seu desaparecimento seguido de morte “não sabemos o que te aconteceu nem temos justiça”.

Stella Pelloso, a mãe de Santiago Maldonado, compartilhou no Facebook uma emotiva mensagem recordando o aniversário de seu filho. No último domingo, 25 de julho, Santiago teria completado 32 anos de idade.

Neste final de semana, precisamente no domingo 1º de agosto, se completarão quatro anos da data de seu desaparecimento, após a brutal repressão da Gendarmaria no território da comunidade mapuche Pu Lof em Resistência Cushamen, província de Chubut. Desde aquele dia se montou um impressionante operativo de encobrimento para enlamear o campo e garantir a impunidade dos responsáveis, materiais e políticos, deste crime de Estado.

Nos dias de hoje, a causa segue parada, sem investigação e sem juiz, tal como assegurou faz poucas semanas seu irmão Sergio Maldonado.

Apesar disso, a família de Santiago continua reclamando verdade e justiça, tal como assegura sua mãe na carta: Vos destes tua vida pelos irmãos originários e ninguém faz justiça por vos“.

|| Carta a Santiago de sua mãe Stella, no dia de seu aniversário ||

Um 25 de julho de 1989 tudo era alegria com um bebê bonito entre nós.

Vão quatro anos que não temos a ti, estás sempre em nosso coração.

São tantas as recordações, de menino sempre eras alegre e carinhoso.

Estes últimos quatro anos são só tristeza, não sabemos o que te aconteceu nem temos justiça.

Vos destes tua vida pelos irmãos originários e ninguém faz justiça por vos.

Sempre que saías me dizias, eu sempre vou estar quando me necessitem. Essa foi a última vez, porque nunca mais voltastes.

Há vezes que sinto que em algum momento vais chegar. Sentimos tanto tua falta, eras um ser maravilhoso com um grande coração.

Já completarias 32 belos anos.

Nunca vou te esquecer.

Te mando um beijo enorme ao céu.

Mamá.

Verdade e Justiça por SANTIAGO MALDONADO!

#SantiagoPresente #ElEstadoEsResponsable #JusticiaPorSantiago #JusticiaPorSantiagoMaldonado #RespuestasPorSantiagoMaldonado #SantiagoAnarquista

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/10/argentina-buenos-aires-a-4-anos-da-morte-do-companheiro-anarquista-santiago-maldonado/

agência de notícias anarquistas-ana

Folhas do ciclame
ao vento pra lá e pra cá –
um coração pulsa.

Anibal Beça