[Cuba] “Ela não merece estar presa. Seus dois filhos pequenos tampouco merecem ficar longe dela”

Conheci Daniela Rojo no parque de Guanabacoa, onde ela chegava à tarde com seu chapeuzinho, vestida de preto. Também nos encontramos no Café de Guanabacoa, onde Boris, ela e eu tentamos, mais de uma vez, colocar o mundo em ordem.

Daniela é uma garota que foi golpeada pela vida, mas que foi golpeada com força, direto no peito. Tínhamos em comum ter conhecido esse outro lado da realidade, underground, tóxico, eu um pouco mais em um relance, ela em cheio. Já tínhamos o suficiente em comum para rir das mesmas coisas. Ainda não consigo esquecer a época em que lhe dei a maior parte dos meus livros de Anne Rice. A autora já havia me decepcionado um pouco, mas eu sabia que aqueles livros seriam uma brecha para ela, e eu não tinha outro uso para eles.

Mas a época em que me senti mais próximo dela foi quando saímos à noite para distribuir alimentos e doações para as vítimas do Tornado. Mochilas nas costas, perambulávamos pelas ruas mais remotas de Guanabacoa à noite, batendo nas portas das casas onde a esperança era uma desconhecida.

Daniela sempre teve olhos receptivos para minhas ideias. Ela nunca as rechaçou. Mas eu não tinha muito a oferecer-lhe em termos de realidade. Talvez seja por isso que sua verdadeira impotência pesou mais quando se tratou de escolher seus pensamentos.

O que eu tenho certeza é que Daniela Rojo saiu em 11 de julho para uma manifestação que nem sequer chegou. Ela não é burguesa, capitalista, nem oligarca. Só queria manifestar-se publicamente com as palavras que a vida lhe colocou na mente. Isso não é crime, e ela não merece estar presa. Seus dois filhos pequenos tampouco merecem ficar longe dela.

PS. Daniela Rojo encontra-se acusada de Desordem Pública, e encontra-se com a medida de Prisão Preventiva aguardando um Julgamento Ordinário.

Yassel Padron Kunakbaeva

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/27/eua-anarquistas-cubanos-sobre-o-contexto-e-a-importancia-da-recente-onda-de-protestos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/21/cuba-o-fim-do-encantamento-social-da-revolucao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/16/escrito-de-um-anarquista-cubano-depois-das-manifestacoes-em-cuba/

agência de notícias anarquistas-ana

Caminha a folha
morta,
pálio sobre formigas.

Yeda Prates Bernis