A Espanha vendeu mais de um milhão de euros em armas para o regime cubano em 2020

Enquanto Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, evita descrever Havana como uma “ditadura” quando questionado sobre a repressão dos protestos na ilha, a Espanha exportou para Cuba um valor de 1.202.500 euros em material militar somente em 2020, segundo relatórios públicos do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da nação ibérica.

Durante o ano passado, quando a economia da ilha caiu devido à pandemia, a interrupção da chegada de turistas, o declínio das remessas e o endurecimento das sanções pela Administração Trump, Havana pôde gastar 1,2 milhões de euros em “materiais energéticos e substâncias relacionadas” e outros 2.500 em “revólveres e pistolas automáticas”.

O maior valor de compra incluía, de acordo com os documentos, “propulsores, pirotecnia, combustíveis e substâncias relacionadas, percloratos, cloratos e cromatos, oxidantes, aglutinantes, aditivos e precursores”.

Enquanto isso, a compra de revólveres e pistolas automáticas se qualifica como uma compra de “armas de cano liso com calibre inferior a 20 mm e armas automáticas com calibre de 12,7 mm” e também inclui “rifles, revólveres, pistolas, metralhadoras, silenciadores, carregadores para estas armas, miras ópticas e supressores de flash”, de acordo com os documentos.

Os números de 2020 foram o dobro dos de 2019, quando as vendas de armas espanholas para a ilha totalizaram 612.300 euros. Estes números se tornam mais eloquentes após a explosão social ocorrida em Cuba no domingo 11 de julho, quando os cubanos na ilha viram um destacamento sem precedentes de tropas anti-motim, equipes de assalto e armas de alto calibre nas ruas das principais cidades, com muitos perguntando de onde vinham.

A Espanha é um grande exportador de armas e seus principais clientes incluem países como Arábia Saudita, Turquia, México, Reino Unido e Holanda, entre outros.

É também o terceiro maior parceiro comercial de Havana, atrás apenas da China e Venezuela, com exportações que em 2018 e 2019 excederam 900 milhões de euros, embora em 2020 tenham caído 35% ano a ano devido à pandemia, segundo dados do ICEX (Instituto de Comércio Exterior), ligado ao Ministério da Indústria.

Apesar de ser uma economia pequena, altamente centralizada e com baixo poder aquisitivo, Cuba é um mercado importante para a Espanha e foi seu sexto maior cliente na América Latina em 2020.

No total, a ICEX estima que cerca de 275 empresas espanholas estão estabelecidas na ilha. Várias delas estão trabalhando no desenvolvimento de grandes projetos imobiliários associados a campos de golfe e hotéis, tais como Globalia, Atlantic Group Investment e La Playa Golf and Resort.

Fonte: agências de notícias

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/09/a-esquerda-em-face-dos-protestos-em-cuba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/05/declaracao-do-colectivo-cuba-liberacion-negra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/04/cuba-declaracao-de-afrocubanas-la-revista/

agência de notícias anarquistas-ana

Silêncio:
cigarras escutam
o canto das rochas

Matsuo Bashô