[Afeganistão] Ajude-nos com nossa luta contra os talibãs!

Os anarquistas afegãos necessitam sair do Afeganistão urgentemente!

Texto escrito em 13 de agosto de 2021.

Os talibãs estão agora a ponto de estabelecer seu próprio governo no Afeganistão. Os países poderosos do mundo não impediram nem obstaculizaram este projeto dos talibãs. Lamentavelmente, o povo do Afeganistão voltou a cair em suas mãos e podem ocorrer todas as atrocidades imagináveis.

Testemunhas presenciais em várias cidades do Afeganistão que caíram em mãos dos talibãs disseram que estes estão tratando de identificar os críticos e opositores a suas crenças políticas e religiosas. Assassinam escritores, poetas, jornalistas e outros ativistas sociais ou os levam a lugares desconhecidos.

O ascenso ao poder dos talibãs no Afeganistão, com ideias religiosas reacionárias e sua história de derramamento de sangue, e a imposição de outro governo teocrático sobre as pessoas da região, é contrária às lutas populares pela liberdade no Afeganistão.

As pessoas tomaram as armas para se defender dos talibãs e evitar um pesadelo como a de um estado islâmico fundamentalista. Ainda assim, a cada vez enfrentaram a derrota e a traição do governo afegão. Sua luta foi constantemente reprimida e apropriada por governos e partidos políticos míopes. Até as últimas notícias, os talibãs entraram em Kabul e querem apoderar-se do Afeganistão.

Em primeiro lugar, um governo assim se ocuparia dos intelectuais e da geração mais jovem que não compartilha as opiniões reacionárias dos talibãs. Tememos que nossos camaradas e outros lutadores pela liberdade afegã sejam massacrados frente a nossos olhos, como aconteceu no começo do regime islâmico no Irã. O mundo observou com olhos abertos à matança dos opositores da República Islâmica.

Os talibãs afirmaram que Irã e Rússia acordaram um estado islâmico no Afeganistão. Irã acolheu delegações talibãs de alto escalão em 7 de julho, e os talibãs capturaram vários cruzamentos fronteiriços entre Irã e Afeganistão em 9 de julho sem nenhum enfrentamento com as forças iranianas. Apesar da crise atual, os países de acolhida dos refugiados afegãos nem sequer detiveram o processo de deportação. Só Alemanha devolveu 27 refugiados afegãos ao Afeganistão na quarta-feira, 7 de julho. Os governos do mundo parecem decididos a deixar que o povo afegão sofra sob o regime dos talibãs ou que seja escravo de seus próprios objetivos imperialistas e capitalistas. Assim que não há dúvida de que quando os talibãs cheguem ao poder, prenderão e executarão muitos ativistas sociais.

O anarquismo no Afeganistão é jovem e nossas forças são pequenas. No entanto, estamos seguindo diferentes vias para resistir ao avanço dos talibãs porque há uma pequena capacidade revolucionária para uma sociedade livre, autônoma e democrática no Afeganistão que deve ser defendida. Desafortunadamente, os planos globais e desumanos foram predeterminados com tanta precisão para bloquear qualquer atividade efetiva.

Alguns de nossos camaradas anarquistas no Afeganistão inclusive se prepararam para a imigração ilegal, mas ainda assim encontraram obstáculos e não puderam escapar da crise.

Agora que tudo terminou e os talibãs estão exatamente a ponto de tomar o poder, o perigo para a vida dos anarquistas chegou a seu ponto máximo.

Agora, nossos e seus últimos esforços devem coordenar um caminho para que saiam. Isto é possível através da cooperação financeira para que possam entrar nos países vizinhos, seja legalmente ou passando de contrabando através das fronteiras, ou mediante nossas relações internacionais formais ou informais para obter asilo em países seguros, se é possível.

Os camaradas anarquistas fora do Afeganistão também podem enviar convites de imigração a nossos camaradas, sempre que as embaixadas em questão continuem operando antes que os talibãs possam estabelecer plenamente seu governo e suas próprias agências de segurança e inteligência.

Outro ponto é que, como resultado de mais de 40 anos de guerra no Afeganistão, e especialmente da recente guerra dos talibãs, muitas pessoas necessitam ajuda financeira porque foram deslocadas internamente ou perderam seus trabalhos devido à guerra e a situação de agitação: a ajuda financeira a este respeito seria necessária e eficaz.

>> Para doar, clique aqui:

https://www.paypal.com/donate/?token=w5lZcWvq0xro0aOoIhPoesM4Id6SH6NNMQvKCQlLzqdFtbkKWoifgUZgn95QsDUlvNP0VzqWrlTHlWkj&locale.x=US

Fonte: https://asranarshism.com/donation/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

De manhã, a brisa
encrespa o igarapé
e penteia as águas.

Anibal Beça