[Espanha] Perigo iminente de despejo do CSOA La Algarroba Negra em Badajoz

COMUNICADO DO CSOA LA ALGARROBA NEGRA | 6 de agosto de 2021

La Algarroba Negra é um espaço social okupado e autogerido localizado na cidade de Badajoz, e atualmente o único espaço liberado na Extremadura. Há três anos e nove meses realizamos múltiplas atividades e oferecemos espaços para o desenvolvimento de diferentes coletivos sociais, grupos e pessoas locais e estrangeiras, cobrindo as necessidades sociais e garantindo as necessidades básicas de forma digna e comunitária.

O espaço é um edifício industrial com áreas externas, semi-externas e de escritórios que pertence ao SAREB (fundo de abutres) e que estava aberto há mais de 10 anos, abandonado e deteriorado desde a crise de 2008. A SAREB é uma entidade de gestão pública onde se acumularam todos os ativos imobiliários tóxicos que geraram os empréstimos bancários abusivos que causaram essa crise.

Atualmente, vários companheiros do espaço social foram identificados de forma aleatória e estão em um processo judicial aberto denunciado pelo proprietário. O objetivo desta reclamação é a recuperação e devolução do espaço a um estado de abandono, pois a área onde se encontra a Algarroba sofre de um grave problema de negligência juntamente com outros armazéns similares. Além disso, sabemos que este banco não tem nenhuma atividade econômica planejada para o imóvel.

Em 23 de setembro de 2021 será realizado um julgamento por okupação do CSOA na Corte de Badajoz contra dois companheiros acusados de usurpação. Por esta razão, declaramos que a Algarroba é um lugar autogerido por todos os participantes, e que não é considerada como a residência habitual de nenhum de seus ocupantes. Tornamo-lo um espaço de vida que melhorou suas condições físicas e recebeu novos usos; exemplos disso são a horta, a biblioteca e a renovação de suas instalações.

Nós nos opomos ao retorno dos proprietários para especular com esta terra, protegendo-a do abandono. Não pedimos, nem queremos apoio institucional ou privado para o desenvolvimento de nossa atividade social, queremos apenas utilizar os espaços públicos e administrá-los de forma autônoma, horizontal e autogerida pela comunidade.

SOMOS CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS AUTÔNOMOS E AUTOGERIDOS E A PRIVATIZAÇÃO DOS BENS PÚBLICOS!

La Algarroba Negra

>> La Algarroba, é um espaço okupado e coletivizado, que surge da necessidade de espaços autônomos e independentes e como forma ativa de denúncia da situação insustentável em que o “Estado” assistencialista se encontra atualmente no que diz respeito aos problemas de acesso à moradia e aos espaços de reunião social autogeridos por e para as pessoas e grupos envolvidos, bem como aos problemas ocupacionais e de acesso ao trabalho decente, como alternativa ao associativismo desvinculado das instituições ou de qualquer tipo de organização política, religiosa ou sindical.

A participação ativa no espaço é aberta e horizontal, sendo um espaço para a união e participação de coletivos e pessoas social e politicamente relacionadas, assim como um lugar para a experimentação e a criação de redes e projetos para a autogestão local das pessoas da área.

As motivações que nos unem são a experimentação e as práticas entre iguais, como um meio para uma transformação de relações sociais mais coletivas, cooperativas e solidárias, a partir de uma perspectiva crítica do sistema econômico e da crise ecológica.

www.algranoextremadura.org/colectividad-okupada/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Eu acordo
contando as sílabas;
o haikai ri

Manuela Miga