[Espanha] Homenagem a Sebastián Oliva

Hoje, 19 de agosto, completam-se 85 anos do assassinato de Sebastián Oliva nas mãos do fascismo em Jerez. Às 20h30 na praça do Arenal, teremos a bela música de El Domador de Medusas, para que não percamos a Memória. Fascismo, nunca mais.

Um pouco de história

Sebastián Oliva Jiménez nasceu em Ubrique, em 1881 e se destacou nas lutas camponesas na comarca de Jerez em princípios do século XX. Em 1916 se tornou presidente da Federação Nacional de Agricultores(FNA), cuja sede se estabeleceu em Jerez. A FNA se tornou a principal organização em escala nacional dos trabalhadores do campo. Em 1918 conseguiu aderi-la em bloco à Confederação Nacional do Trabalho(CNT), central anarcossindicalista.

Oliva dirigiu uma editora na qual se imprimiam folhetos para camponeses: a Biblioteca de Cultura Obreira e esteve a frente de La voz del campesino, jornal que ecoava as lutas obreiras e agrárias em toda Espanha.

Famoso orador, participou em campanhas de propaganda com Salvador Seguí pela Andaluzia Oriental. Nos anos da II República retomou por breve tempo a direção de La voz del campesino (até 1932), e se posicionou com a orientação mais moderada dentro da CNT. A seu trabalho sindical, Sebastián acrescentou seu compromisso com a educação, como professor cortijero (professor itinerante que ensinava nos cortijos) e com uma escola na rua Cruces de Jerez.

Em 19 de Agosto de 1936 foi fuzilado pelo franquismo nas imediações do Alcázar de Jerez. Em 19 de Agosto de 2021, completam-se 85 anos de seu assassinato.

agência de notícias anarquistas-ana

longe noite escura
uma viola
amor murmura

Eugénia Tabosa