[Rússia] O tribunal de Moscou decide extraditar antifascista bielorrusso apesar da proibição da CEDH

A Primeira Corte de Apelação da Jurisdição Geral manteve a decisão de expulsar o antifascista de 22 anos Andrei Kazimirovde Brest para a Bielorrússia, apesar da proibição da Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH).

O advogado de Kazimirov, IllarionVasiliev, disse que contestaria esta decisão.

No final de agosto de 2020, funcionários da segurança da filial do Comitê de Investigação de Brest visitaram Kazimirov e o intimaram para o interrogatório. Andrei é acusado de participar de protestos desencadeados pelas eleições presidenciais fraudulentas do país no verão passado. Após a entrevista ele foi liberado, mas sob a condição de não deixar o país. Se condenado, ele estará enfrentando até 8 anos de prisão.

Temendo a perseguição, Kazimirov mudou-se para a Rússia. Ele foi detido em janeiro de 2021 em Moscou a pedido das autoridades bielorrussas e enviado a um centro de detenção pré-julgamento para aguardar o resultado de seu caso de extradição.

Em abril de 2021, a Procuradoria Geral da Rússia deferiu o pedido da Bielorrússia para a extradição do antifascista.

Em maio, o Tribunal Municipal de Moscou decidiu extraditar Kazimirov, mas mais tarde a CEDH proibiu a extradição nos termos da regra 39 sobre medidas de emergência.

Em 22 de julho, ficou conhecido que a Rússia extraditou o lutador de MMA Aleksey Kudin para a Bielorrússia, apesar de uma proibição semelhante por parte da CEDH. Agora Kudin está no centro de detenção número 1 da SIZO de Minsk, pra onde foi levado sem notificar sua defesa. O Grupo Moscou Helsinki apelou para o Conselho da Europa em conexão com a prática de “deportações ocultas” da Rússia de cidadãos bielorrussos perseguidos.

Fonte:https://freedomnews.org.uk/2021/08/09/moscow-court-rules-to-extradite-belarusian-anti-fascist-despite-echr-ban/

Tradução > solan4s

agência de notícias anarquistas-ana

as pálpebras da noite
fecham-se
sem ruído

Rogério Martins