[Espanha] Arte (altamente) reacionária

A chamada ofensiva ultrarreacionária, concretizada na ascensão de uma extrema direita neste país inefável que, na realidade, sempre esteve presente desde aquele embuste chamado Transição, não deve ser tão surpreendente. Estamos falando, é claro, de uma sociedade espanhola com uma memória histórica profundamente distorcida devido à vitória do chamado lado nacional em uma guerra civil sangrenta iniciada por uma tentativa de golpe de Estado dos facciosos, e uma ditadura subsequente que durou quase quatro décadas; fatos que são mais do que óbvios para qualquer um com um cérebro bem oxigenado, mas que ainda não são condenados por nossa indescritível direita nacional. Assim, se não podemos evitá-la, está prevista a colocação de uma impressionante estátua de vários metros após o verão de 2021, em homenagem ao centenário da Legião, e sua localização não parece ser coincidência: a praça central do Oriente em Madrid; aquele lugar que deu tanta alegria à ultradireita patriótica. A imagem chocante escolhida não pretendia sequer ser vestida de modernidade “democrática”, algo que pelo menos teria dado origem a outro debate, já que não há ninguém que acreditasse na ideia de ver as forças armadas como um grupo de soldados engajados em missões “humanitárias” em terras distantes.

Não, a imagem escolhida, presumivelmente não gratuita, é a de um legionário de 1921 como símbolo de um dos episódios mais repulsivos da história militar espanhola: a Guerra Colonial do Rif, entre 1909 e 1927. As ações da Legião, o grande corpo homenageado, neste conflito foram tão desprezíveis que apenas mencioná-las arrepia o sangue em suas veias. Qualquer um que saiba o mínimo da história ligará a criação desta força expedicionária armada sangrenta com dois regimes repulsivos: a monarquia de Alfonso XIII, bisavô do atual chefe de Estado do Reino da Espanha e a ditadura de Miguel Primo de Rivera. Recordaremos também que a Legião foi fundada pelo admirador do fascismo Millán Astray e que, além de derrubar a Revolução das Astúrias de 1934, foi fundamental para a vitória de Franco e seus capangas na Guerra Civil. Os incontáveis crimes cometidos no Rif foram repetidos mais tarde na península. Parece incrível que a história contemporânea deste país indizível continue a produzir excrescências deste tipo, enquanto outras nações com passados “gloriosos” e opressivos fazem pelo menos um pouco de exame de consciência.

Aparentemente, o talentoso e altamente reacionário escultor, especialista em glorificar a história militar espanhola, é o mesmo que perpetrou o dedicado a Blas de Lezo, que deu tanta alegria ao partido ultradireitista Vox, e aquele que presta homenagem aos chamados Heróis de Baler. Este último é tão impressionante esteticamente quanto repulsivo em seu louvor a um dos maiores flagelos que a humanidade já conheceu, o militarismo, que levou inúmeros jovens a se sacrificarem em nome daquela aberrante abstração chamada nação, que continua a dividir a humanidade e a impedir a fraternidade universal. Como disse no início, não deve ser surpreendente que a instalação da obra acima mencionada de homenagem à Legião seja aprovada, quando nossa deplorável nação de direita está no poder na capital. Mas o que causa espanto e indignação é que os arquitetos da estátua chegam ao ponto de afirmar que não há qualquer conotação ideológica. Deve ser que o nacionalismo e a ideologia, uma combinação nefasta que fez fluir rios de sangue na história da humanidade, pertencem sempre a outros.

Juan Cáspar

Fonte: https://acracia.org/arte-sumamente-reaccionario/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Arrastar espantalhos pelo chão
é o que a tempestade
faz primeiro.

 

Kyoroku