[França] Lançamento | “Anarquistas e judeus: anarquismo, antissemitismo, antissionismo”, de Pierre Sommermeyer

A questão judaica se põe há séculos, muitos tentaram de solucioná-la sem sucesso. Ela é somente solucionável? O leitor não encontrará resposta a esta questão, nem uma definição de anarquismo, de antissemitismo ou de antissionismo. Mas essas três ideias são presentes através daquelas e daqueles que levaram consigo essas ideias ao longo de toda uma história francesa, do final do século XIX aos anos 1968.

De fato, desde o princípio da sua existência como movimento social organizado, os anarquistas se encontraram confrontados tanto ao antissemitismo quanto ao sionismo. Entre eles, muitos militantes eram, de uma forma ou de outra, ligados à história judaica. Submetidos às mesmas injustiças que os outros humanos, um grande número de judeus aderiram aos movimentos revolucionários, entre eles a corrente anarquista. Esse livro conta suas histórias.

Pierre Sommermeyer nasceu em 1942, de pais alemães antifascistas imigrados na França. Objetor de consciência não-violento durante a Guerra da Argélia, ele foi membro dos coletivos Anarquismo e não violência e depois Réfractions.

Co-animador do coletivo de redação da coleção “Desobediências libertárias” e da Enciclopédia anarquista. Ele é membro da Federação Anarquista. Ele foi horticultor, carpinteiro e administrador de site. Ele vive em Alsácia.

Anarchistes et juifs : anarchisme, antisémitisme, antisionisme

Pierre Sommermeyer

ISBN : 978 2 900886 23 9

166 páginas – 14 €

editions-libertaires.org

agência de notícias anarquistas-ana

primeira friagem…
o jardim forrado em folhas
um pio distante

Gustavo Terra