[Espanha] O Afeganistão e as guerras

Nos anos 80, uma década na qual o que aqui escreve era um tenro adolescente, grotescamente proliferaram filmes anticomunistas. Entre eles estava a trilogia de um ex-combatente da Guerra do Vietnã chamado Rambo, que, embora não tenha começado mal, de uma forma aparentemente anti-militarista, terminou em um absurdo de proporções cósmicas. Assim, tendo esgotado a vingança do mal vermelho no sudeste asiático, o último filme foi sobre a invasão soviética do Afeganistão. E você adivinhou, o burro de Rambo se aliou a ninguém menos que os rebeldes mujaidines afegãos, precursores do que mais tarde se tornaria o Talibã, para combater o exército comunista. E ele fez isso, curiosamente, poucos meses depois do colapso da URSS e da Rússia se tornar um aliado dos Estados Unidos. O Afeganistão, após a retirada soviética, foi engolido em uma guerra civil sangrenta durante anos. Diz-se que o final do Rambo 3, onde o personagem retorna à sua terra natal, seria diferente; ele decidiu ficar e lutar com os mujahideen. O que não sabemos é o que teria se tornado este cara invencível após o fim do comunismo e depois de se encontrar do lado de grupos islâmicos, que mais tarde seria responsável pelo ataque às Torres Gêmeas em Nova York em 2001. A realidade, cruel e grotesca, supera a ficção.

Esse ataque ao coração do império deu carta branca aos Estados Unidos, juntamente com seus aliados da OTAN, incluindo naturalmente a Espanha, com quem quer que a governe, para lançar uma guerra contra o terrorismo, que foi iniciada pelo inefável Bush Jr. como líder supremo, mas continuada por Barack Obama, que quando se tornou presidente parecia ser a chegada de um novo mundo corajoso, e o grotesco Donald Trump até 2021, com um novo presidente “progressista”, Joe Biden. Quando, no final de 2001, os Estados Unidos lançaram a guerra contra o país afegão, já governado por um Emirado Islâmico, eles estavam muito orgulhosos de ter causado a fuga do Talibã. Claro que, como duvido muito que o fogo possa ser combatido com fogo, o que se seguiu foram anos de sangrentos confrontos armados; o Oriente Médio se tornou um foco de conflito e o muito progressista Obama lançou ataques ao Iêmen, Somália e Paquistão sob o pretexto de combater alegados grupos jihadistas. Além disso, os ataques islâmicos proliferaram na Europa e nos Estados Unidos, de modo que praticamente pudemos falar de uma Terceira Guerra Mundial, não fosse o fato de que a realidade pós-moderna nos impulsiona a viver com um horror de natureza bastante mascaradamente líquida.

Voltando ao Afeganistão, no final de 2014, Obama, a principal potência mundial, usou o subterfúgio do fim da guerra no país, mas na realidade as tropas da OTAN permaneceram ativas, mesmo tendo sido aumentadas antes de Trump se tornar presidente em 2016. Em fevereiro de 2020, aparentemente houve algum acordo de paz, assinado até mesmo com o Talibã, mas logo após a eclosão da violência no país e nesta primeira metade de 2021, onde Biden anunciou a retirada das tropas americanas (mais uma vez) é dito que foi o ano mais sangrento com incontáveis baixas civis. Tudo isso é muito familiar, se levarmos em conta outra agressão militar baseada na guerra contra o terrorismo e o perigo de armas de destruição em massa supostamente inexistentes, que é a invasão do Iraque em 2003; o rápido derrube do ditador Saddam Hussein, juntamente com sua execução, deu lugar ao crescimento de vários grupos islâmicos que mantiveram o conflito durante anos com inúmeras mortes. Desastres causados pelo militarismo, sob o subterfúgio da defesa da “democracia” e da guerra contra o terrorismo, que causa males maiores. Pergunto-me como é possível que, no século 21, as guerras, a opressão e tanto sofrimento continuem no mundo. A resposta, apesar do que nos é vendido diariamente, reside nos muitos interesses econômicos e geopolíticos envolvidos na manutenção das coisas como elas são.

Juan Caspar

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/20/espanha-notas-sobre-a-queda-do-afeganistao-nas-maos-do-taliba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/19/espanha-frente-ao-fascismo-e-a-barbarie-solidariedade-internacional-com-o-afeganistao-e-sua-populacao-civil/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/17/afeganistao-ajude-nos-com-nossa-luta-contra-os-talibas/

agência de notícias anarquistas-ana

esboço no céu
no mermar
da d’alva

Guimarães Rosa