[Espanha] Qatar, Messi e terrorismo islâmico

O semanário francês Charlie Hebdo abriu mais uma vez o caminho para a lucidez através de seu sempre agradável humor satírico; com duplo mérito, dado o assunto, já que eles próprios fossem vítimas de violentos fanáticos religiosos. Sobre o tema da ascensão ao poder do repulsivo Talibã no Afeganistão, a publicação francesa nos apresenta uma imagem, acompanhada da legenda “Talibã. É pior do que eu pensava”, mostrando mulheres afegãs usando burcas e, de costas, o número e o nome do astro do futebol Lionel Messi. Os não-iniciados, como eu, podem precisar de uma explicação, e é claro que eu vou dar a vocês. O fenômeno argentino assinou recentemente para o clube francês Paris Saint Germain (daqui por diante PSG), de propriedade desde 2011 do bilionário do Catar Nasser Al-Khelïfi, cuja fortuna eu acredito ser tão astronômica quanto a do próprio Messi. O que Charlie Hebdo expõe com lucidez é um argumento que tem sido sustentado por muitos anos e que é que o Qatar, através de dinheiro e armas, financia o terrorismo islâmico, às vezes sob a forma de regimes.

Al-Khelïfi, o presidente do PSG, tem vínculos com a família do Emir do Qatar; portanto, o estado do Qatar parece ser a principal fonte de financiamento do clube. Alguns disseram que a assinatura com o astro argentino, que pode ser o maior astro do futebol de todos os tempos, foi principalmente uma estratégia política e de limpeza de imagem por parte do Qatar. Lembre-se também que, como parte deste processo, o PSG já havia assinado mais de algumas estrelas mundiais, uma das quais este ano foi o inefável defensor sevilhano Sergio Ramos, até recentemente do Real Madrid, cujo todo-poderoso presidente é um líder neste indizível país de fixação de contratos. Não esqueçamos o fato de que o Qatar, cujo regime não é amigo dos direitos humanos e tem sido acusado de financiar o terrorismo islâmico, sediará a próxima Copa do Mundo em 2022. O PSG não é o único clube de futebol ligado a regimes e empresas do Oriente Médio, entre elas algumas espanholas com grande capital na forma de patrocinadores, razão pela qual este nosso inefável país apoiou a candidatura do Qatar para sediar a Copa do Mundo.

Várias organizações internacionais vêm há muito denunciando a sangrenta exploração dos trabalhadores imigrantes no Qatar, essencial para a construção das infraestruturas que tornarão possíveis os confrontos futebolísticos alienantes, bem como a situação de discriminação contra as mulheres e pessoas de diferentes condições sexuais. Além de todas as alegações acima mencionadas sobre o Qatar, há também a alegação de suborno de figuras de destaque na FIFA, a federação internacional de futebol que organiza as condenadas Copas do Mundo. Mais uma vez, o esporte de massa e seu peculiar universo de idiotas da mídia, intimamente ligado a regimes detestáveis e a uma globalização capitalista que mergulha uma grande parte da população mundial na necessidade; tudo isso, para manter uma grande parte do público bastante alienado e acrítico entretido e incapaz de perceber o horror cotidiano. Lembremos também que o Qatar é um país pequeno com uma enorme riqueza, baseada no petróleo que eventualmente se esgotará, portanto, suas estratégias planejadas para diversificar, tanto econômica quanto politicamente, são lógicas. Neste campo, o Qatar conseguiu manter um delicado equilíbrio, sendo um aliado dos Estados Unidos, em uma suposta guerra contra o terrorismo islâmico, que acaba de deixar o Afeganistão nas mãos do Talibã. Acho que tudo está dito e explicado.

Juan Cáspar

Fonte: http://acracia.org/qatar-messi-y-el-terrorismo-islamico/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/23/espanha-o-afeganistao-e-as-guerras/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/20/espanha-notas-sobre-a-queda-do-afeganistao-nas-maos-do-taliba/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/19/espanha-frente-ao-fascismo-e-a-barbarie-solidariedade-internacional-com-o-afeganistao-e-sua-populacao-civil/

agência de notícias anarquistas-ana

Vozes das aves.
Nessas horas, um poeta
não tem mais mundo.

Bashô