[EUA] Federação Anarquista Indígena

Sobre o que somos

O Anarquismo Indígena é um conceito que existe há muito tempo. Na verdade, o anarquismo praticado por muitas tribos e povos nas Américas precedem o anarquismo europeu por milhares de anos. Este anarquismo foi apenas recentemente destruído pelas forças da colonização, do capitalismo e da supremacia branca.

Hoje, o anarquismo é dominado por ideias eurocêntricas sobre relacionamentos, cultura e espiritualidade. Os anarquistas nos chamados Estados Unidos e Canadá são predominantemente brancos. Isto moldou o anarquismo destes países predominantemente de língua inglesa de uma forma profunda.

Este não é o caso do Anarquismo na América Latina que, embora inicialmente influenciado pelos anarquistas da Europa, foi moldado pelas contribuições e as lutas dos anarquistas indígenas em toda a chamada América Latina.

A Federação Anarquista Indígena trabalha para unir a luta anarquista única dos povos indígenas na América do Norte. É uma plataforma para compartilhar ideias, lutas, filosofias e desafios anarquistas indígenas.

O anarquismo nas Américas deve refletir as tradições dos povos indígenas que foram desterrados pelas forças do colonialismo, da forçada conversão religiosa, do militarismo e do capitalismo. Devemos ser capazes de articular um Anarquismo que fale às realidades materiais de nossos parentes, tanto nas reservas como na diáspora, tudo isso mantendo as diversas perspectivas das diversas culturas de nossos povos. Devemos criar um lugar onde essas conversas possam ser mantidas.

Onde nossas ideias e sonhos possam ser concretizados. A IAF-FAI se esforça para fornecer o espaço para que isso aconteça.

>> Mais infos: iaf-fai.org

Tradução > solan4s

agência de notícias anarquistas-ana

Linha de combate:
as granadas e os petardos
são de chocolate.

Flora Figueiredo