[EUA] Rumo à erupção: Estratégia Anarquista em uma Era de Revolta Popular

Novo texto de análise e estratégia da Filadélfia que aborda as realidades mais amplas da sociedade dos EUA no mundo pós-pandêmico e pós-rebelião em desenvolvimento, enquanto analisa o que pode levar a erupções liberatórias contínuas.

Que papel os anarquistas nos Estados Unidos podem desempenhar em levantes populares como os de 2020? Embora muitos de nós tenhamos feito contribuições sólidas para os protestos, os eventos do ano passado também destacaram algumas de nossas deficiências significativas. As tentativas dos anarquistas de aparecer para os protestos da maneira como estamos acostumados, pelo menos aqui na Filadélfia, muitas vezes pareciam ineficazes e, na melhor das hipóteses, fora de contato com aqueles ao nosso redor. Eu ainda acredito que os anarquistas têm o potencial de contribuir de maneiras cruciais para destruir este sistema e tornar possível outro fim do mundo. A esta altura, porém, é necessária a disposição de refletir e questionar nossos pontos de vista para realmente avançar nessa direção.

Esta questão da participação anarquista está, fundamentalmente, entrelaçada com questões em torno de raça e branquitude, e o discurso do ano passado sobre o assunto pareceu tipicamente inadequado para abordar essas questões. Deixando de lado a natureza de má fé de muitas das críticas, muitos anarquistas brancos acharam mais fácil rejeitar as críticas, automaticamente confundindo-as com liberalismo ou oportunismo político. Embora isso geralmente seja preciso, não devemos permitir que não levemos a sério as perguntas sobre nossa relação com a branquitude. A branquitude não é apenas uma cor de pele que deixa os não-brancos céticos. É também um tipo particular de mentalidade colonizada (e colonizadora) que restringe nossa imaginação e pode afetar tudo, desde como interagimos nas ruas até o que nós, como indivíduos, encaramos como nosso futuro insurrecional (ou a falta dele).

Além dos anarquistas que se radicalizaram no ano passado a maioria entrou na política radical por meio da resistência à presidência de Trump (que se centrava em uma “antifa” que era majoritariamente branca no imaginário público, e muitas vezes na realidade era mesmo), um movimento de Ocupação dominada por progressistas brancos, ou o que agora é chamado de lutas antiglobalização do início dos anos 2000. Ao longo desses movimentos, anarquistas de cor também apareceram ao lado de anarquistas brancos, nas ruas, embora não necessariamente se identificando com eles, e tentaram cavar espaço para a primazia das lutas anti-racistas. Mas o ano passado foi um lembrete visceral e inevitável de que as lutas radicais negras (assim como indígenas) contra o estado sempre foram e continuam a ser muito mais poderosas do que os vandalismos ocasionais da maioria dos anarquistas, ou mesmo nossos mais direcionados (mas isolados) atos de destruição de propriedade.

Este artigo tenta levar a sério a afirmação de que os brancos, incluindo anarquistas brancos, não serão os protagonistas da luta libertadora nos Estados Unidos – não para marginalizar as visões descomprometidas dos anarquistas de liberdade do estado, capital e supremacia branca, mas, em vez disso, revelar algumas estratégias pouco exploradas de como podemos realmente chegar lá. Hoje enfrentamos uma crise sem precedentes do capital e do Estado e, apesar de nossos melhores esforços, nenhum de nós pode prever como isso vai se dissipar. Apesar dos melhores esforços do governo Biden, para restaurar a ordem e recuperar a rebelião, parece que o caos que fervilhou no ano passado está fadado a retornar, especialmente à medida que o colapso ecológico e econômico se aproxima e as execuções diárias de negros continuam sem mudanças particulares que nós podemos observar. Nesse contexto, olhamos ao redor e nos inspiramos na resistência que vemos realmente acontecendo, mesmo que ela neutralize algumas de nossas suposições e desejos herdados. No momento, todas as possibilidades estão sobre a mesa.

Este ensaio começa com algumas breves reflexões sobre a atividade anarquista, no contexto de levantes em várias cidades dos EUA no ano passado. Em cidades como Portland e Seattle, a atividade anarquista mostrou tanto o potencial quanto os limites de algumas táticas testadas e comprovadas da abordagem anarquista insurrecional que foi estabelecida nos EUA nas últimas duas décadas. O restante do ensaio explora outras tradições que podem expandir nossa noção de como as insurreições ocorrem e como podemos participar pessoalmente em mudanças. Também incluímos [não na versão online] um mapa específico da Filadélfia que esperamos fornecer um recurso útil para os leitores da Filadélfia. Talvez, também, isso inspire outros em como eles abordam futuros momentos de rebelião em potencial e colapso do Estado.

>> Para ler o texto na íntegra em formato PDF:

https://phlanticap.noblogs.org/files/2021/06/New-Zine_Read.pdf

Tradução > Billy Who

agência de notícias anarquistas-ana

que flor é esta,
que perfuma assim
toda a floresta?

Carlos Seabra