O anarquismo e a Espanha

Devemos discordar da opinião generalizada de que o anarquismo está no marasmo em comparação com o que um dia foi. O movimento anarquista e o anarquismo, o conjunto de ideias que constituem o corpo de sua doutrina, são como um rio que às vezes corre no subsolo e outras vezes vem à superfície e transborda tudo. Por exemplo, em maio de 1968, quando foi mostrado que este anarquismo, que parecia ter desaparecido da sociedade francesa, floresceu novamente e foi, de certa forma, a nota dominante de tudo aquilo que era a ação dos estudantes.

Na Espanha, este movimento não pode ser considerado como deslocado, mas é preciso reconhecer que ideologicamente e sindicalmente é o movimento que representa a única esperança para a classe trabalhadora, especialmente no momento atual. E não apenas porque a mensagem anarquista visa integrar esta classe naqueles quadros em que esta organização de trabalhadores segue a antiga tradição de ação direta, ou seja, sem intermediários entre capital e trabalho, mas porque esta tradição é o lugar fora do qual todas as organizações de trabalhadores estão hoje em nosso país, fechadas e sujeitas ao capital. A mensagem permanente da CNT em nosso país deixa claro que ela é a única organização de trabalhadores que tem em alta a bandeira da independência. É o único movimento operário independente que não se submete e que fará todo o possível para não se submeter ao confinamento no qual o franquismo quis primeiro prendê-lo e depois outras forças políticas quiseram colocá-lo durante o regime de 78. Forças que não eram mais franquistas, mas que tenderam a garantir que não houvesse movimento de trabalhadores independentes; e procuraram um movimento de trabalhadores que fosse uma imitação do que era nos Estados Unidos, Inglaterra, França e outros países. Lugares onde o trabalhador não tem personalidade própria, mas é uma transcrição ou um instrumento utilizado pelas forças políticas para administrá-lo e usá-lo na maior parte do tempo para seus próprios interesses.

Além destes aspectos de natureza sindical, o anarquismo na Espanha tem raízes muito profundas que remontam não à vinda de Fanelli para nosso país ou às ideias de Bakunin, mas a algo que é nativo, que nasceu em nosso país, e que foi continuado e herdado, para dar um exemplo, pelo federalismo de Pi i Margall. O conceito de autonomia, respeito e exaltação do indivíduo são coisas que fazem parte da idiossincrasia espanhola e que nada nem ninguém pode destruir, pois eles teriam que destruir todos nós espanhóis. Eu diria até mesmo que na Espanha os reacionários são anarquistas sem saber disso.

O anarquismo não desapareceu em nossos dias; não é, como se fosse um idealismo da moda, ofuscado; pelo contrário, está em primeiro plano da atualidade social e política de nosso tempo. O erro mais grave que se pode cometer é pensar que este movimento é uma realidade estática, um dogma; não é e nunca foi. O anarquismo não surge por geração espontânea ou por uma revolução imposta pela força ou por uma ditadura; este movimento sempre ressurge e permeia a sociedade, como é o caso hoje. Há tantas ideias anarquistas que estão em uso comum hoje em dia. O amor livre é praticado hoje como nunca foi praticado antes. A maioria dos casais começa a viver juntos e quando há filhos legalizam ou não essa união. A desobediência civil, propagada por Thoreau, é um dos procedimentos da luta pacífica de hoje que vem do anarquismo. A luta contra a explosão populacional, o uso de métodos contraceptivos ou a autorização da prática do aborto vem do anarquismo. O anarquista Lluis Bulffi passou vários anos na prisão precisamente por escrever o panfleto “Greve de ventres”. O movimento verde e os ecologistas nada mais são do que uma tradução do naturismo libertário. Há uma série de ideias que permeiam nossa sociedade que ninguém sabe que vêm do anarquismo. A lista seria interminável.

Fonte: https://www.diariojaen.es/opinion/articulistas/anarquismo-y-espana-NK7950681

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

No frescor da sombra
Caldo pelos cotovelos —
Manga madura

Neiva Pavesi