
Tony Legendre: Experiências de vida da comunidade anarquista na França: O ambiente livre de Vaux (Aisne) 1902-1907 e a colônia naturista e vegana de Bascon (Aisne) 1911-1951.
No início do Século XX, alguns anarquistas, duvidando da iminência de uma revolução social, decidiram criar “colônias libertárias” para praticar e viver o comunismo livre.
Assim, em 1902, em Vaux (Aisne), um pequeno grupo de camponeses e trabalhadores libertários fundou o primeiro meio livre de uma longa série. O experimento durará até 1907.
Foi assim, também, que em 1911, em Bascon (Aisne), alguns velhos de Vaux, não desanimados, se puseram a criar um novo ambiente livre que muito rapidamente se transformaria numa colônia naturista e vegana. O experimento durará desta vez até 1951.
Este livro nos conta a história desses dois círculos livres e seu desejo de mudar as coisas e a vida, aqui e agora.
Numa época de horizonte supostamente insuperável do capitalismo, esta é uma grande lufada de ar fresco.
Expériences de vie communautaire anarchiste en France
Tony Legendre
ISBN : 2-914980-33-7
165 pages – 15 €
editions-libertaires.org
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã de geada.
O colibri insiste
nas plantas já murchas.
Matsuki
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!