[EUA] Declaração da Cruz Negra Anarquista de Nova York sobre o falecimento de Russell “Maroon” Shoatz

A Cruz Negra Anarquista de Nova York (NYC ABC) lamenta a perda de Russell “Maroon” Shoatz. Russell foi um membro fundador do Conselho da Unidade Negra, bem como um veterano do Partido dos Panteras Negras e do Exército de Libertação Negra. Capturado em 1972, ele tentou escapar duas vezes, mas acabou sendo mantido trancado por quase 50 anos, sendo liberado apenas nas últimas semanas de vida, pois já estava morrendo de câncer. Enquanto estava lá dentro, ele permaneceu comprometido com a luta e foi um pensador dinâmico e escritor prolífico, autor da coleção Maroon, o Implacável e de várias outras entrevistas e artigos perspicazes.

Como um coletivo, o Maroon guiou o trabalho do NYC ABC e moldou a direção do agora desaparecido 1-2-3 Community Space, do qual o NYC ABC foi cofundador.

NYC ABC teve conversas com Russell antes de abrir o espaço pedindo sua visão e ideias sobre a abertura de um espaço explicitamente anarquista e ele foi brilhante, envolvente e muito útil. Suas sugestões resultaram em muito engajamento na rua, conversando com muitas pessoas e distribuindo MUITAS pesquisas para ver o que seria útil na vizinhança. É a resposta às pesquisas que são a razão de o espaço ter tanto foco no alcance aos jovens (a oficina de bicicletas, programa após a escola, programa de serigrafia e a série co-organizada “Rites of Passage” do ABC de NYC) foram entre as coisas que eram centradas na juventude ou tinham sessões especiais especialmente para os mais jovens.

Estamos confortados por ele ter feito a transição enquanto estava deste lado do arame farpado, mas indignados por ter sido mantido em cativeiro por tanto tempo. Vamos manter sua memória viva.

Liberte-os todos!

Cruz Negra Anarquista de Nova York

Tradução > GTR@Leibowitz__

agência de notícias anarquistas-ana

À luz da manhã
cigarras cantam uníssonas:
homenagem ao sol.

Ronaldo Bomfim