[EUA] Vídeo | O que é o apoio mútuo?

O apoio mútuo tem estado sob os holofotes recentemente dada a crise atual, mas o que significa exatamente? E o que faz dele uma forma poderosa e única da práxis anarquista quando em confronto com a caridade e o voluntariado? Bem, ‘apoio mútuo’ é essencialmente a noção muito radical de que a cooperação ao invés da competição é o que leva comunidades adiante. É a expressão mais prática da solidariedade, almejando que todos e todas tenham suas necessidades atendidas, incentivando, embora nunca esperando, a reciprocidade. É algo descentralizado e a nível de base, dependente das habilidades, recursos e esforços coletivos da comunidade ao invés da intervenção do Estado ou de sua contemplação de demandas.

No reino animal, é uma segunda natureza – as observações evolutivas de Kropotkin em “Mutual Aid” mostram como redes de apoio mútuo, ao invés da luta compartilhada, têm o maior papel na prosperidade da espécie. Mas, como muitas formas de convergência que representa uma ameaça ao capitalismo em todo seu individualismo neoliberal, nosso instinto por apoio mútuo foi corrigido e reprimido. Organizar-se dessa forma é, portanto, uma demonstração de solidariedade que ameaça esmagar a falácia destrutiva do “cada um por si e o Estado por todos”. Cria uma forma de abundância coletiva que o crescimento econômico infindável nunca terá sucesso em criar, e isso é algo que o Estado nunca compreenderá.

Reivindicá-lo é retomar a nossa humanidade, a nossa animalidade, da máquina capitalista. Praticá-lo é um ato de resistência e uma incorporação de um sistema alternativo que podemos executar aqui e agora; o anarquismo não senta e espera pelo colapso do capitalismo, está bem vivo no presente. Agora mais do que nunca, não é algo que você reza para acontecer… É algo que você faz acontecer.

>> Veja o vídeo (05:27) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=i27pQVeaInA

Fonte: https://unoffensiveanimal.is/2021/12/14/what-is-mutual-aid-2/

Tradução > Sky

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/12/13/anarquia-no-reino-unido-o-poder-transformador-do-apoio-mutuo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/16/pre-venda-apoio-mutuo-de-piotr-kropotkin/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/11/18/eua-plano-de-5-livros-apoio-mutuo/

agência de notícias anarquistas-ana

de tantos instantes
para mim lembrança
as flores de cerejeira.

Matsuo Bashô