[Espanha] Cultura libertária se encontra em Madri

O bairro de Embajadores se vestiu de gala para receber a primeira Bienal Anarquista de Madri. O projeto é irmão da Feira do Livro Anarquista.

Pode ser que a cidade não esteja coberta com o misticismo anarquista que Barcelona tem, la rosa de foc. Nem dela saíram tantos nomes fundamentais para o movimento como no caso de Aragão. Mas tudo isso é secundário: por quatro dias, Madri se tornou a capital do anarquismo.

Os ativistas vieram de todos os pontos do país. Alguns com as costas carregadas de jornais, fanzines ou livros de suas editoras; outros com o microfone trazido diretamente das rádios livres; alguns, com os nervos de quem tem que fazer uma apresentação. Não importa qual fosse sua tarefa, a mente de todos era fazer da primeira Bienal Anarquista de Madri um evento para lembrar e, acima de tudo, para repetir.

Apoiando-se em princípios clássicos como autogestão ou apoio mútuo, o encontro quis ser um local de divulgação para “levar para as ruas teorias e práticas libertárias, sair de nossos espaços e apresentar alternativas reais nestes momentos de desmobilização”.

O local escolhido foi a rua central de Peñuelas, no bairro de Embajadores. Especificamente, os dois locais foram a Fundação Anselmo Lorenzo, um espaço de estudo do histórico sindicato CNT, e o Ateneo La Maliciosa, ponto de encontro da editora autogerida Traficantes de Sueños.

Um download não é uma venda perdida

Tudo em La Maliciosa ainda cheira a novo. Normal, suas portas abriram há menos de três meses. Entre suas estantes de madeira arrumadas há centenas de livros que contam, entre outras coisas, a história dos movimentos sociais ao redor do globo. De um lado há uma área de recreação para as crianças, com publicações do estilo “El pequeño Durruti”.

Na entrada há um modesto cartaz anunciando a Bienal. Nele, uma seta manuscrita nos direciona para o interior, onde está localizada a feira do livro, com barracas no mais puro estilo Sant Jordi. Ali mesmo, Beatriz García, ativista de bairro com décadas de experiência e integrante do grupo que administra Traficantes de Sueños, atende a esse meio. Entendem que “a cultura é produzida pela sociedade como um todo”, então decidem publicar com licenças gratuitas como forma de “devolver essas produções à sociedade e ao tecido social para que possam alimentar outras”.

Na mesma direção apontam as edições da Ochodoscuatro. Como sinal de protesto, a empresa leva o nome do número de milhões de animais consumidos em um ano dentro do Estado espanhol. Seus livros falam sobre veganismo, libertação animal e luta contra toda opressão.

Ao abrir as páginas de qualquer um deles, aparece um aviso que diz: a divulgação total ou parcial desta obra é estritamente recomendada. Ressaltam que seu principal objetivo é a divulgação e o debate dessas ideias, por isso a utilização de licenças gratuitas é a forma mais consistente de publicação: “o conhecimento nunca é um produto individual, nem qualquer processo de produção”, comentam.

Virus é uma das editoras anarquistas com a história mais longa. Entre as páginas de suas edições aparecem os escritos de um elenco privilegiado de marcas libertárias, entre as quais estão, entre outros, Kropotkin, Goldman ou Graeber. Está agora em sua terceira década de atividade usando, de forma consistente, a licença Creative Commons. Héctor, membro da Virus, diz que esta decisão tem um pano de fundo político para que, na medida do possível, todos possam ter acesso ao seu conteúdo.

Se você quiser usar uma obra de alguma dessas editoras, basta acessar o site deles e procurar o livro em PDF ou, como aponta Ochodoscuatro, fazer algumas fotocópias como sempre fez. Embora nem tudo possa ser positivo. As três editoras coincidem em apontar o mesmo problema: a recusa recebida por alguns autores ou agências que não aceitam essas condições.

Tudo isso ocorre em um mercado muito difícil e polarizado. Desde Traficantes de Sueños lembram a enorme desigualdade entre grandes e pequenas editoras, a exemplo da fusão entre Planeta e Penguin Random House, que respondem por 50% das vendas. Por isso, o fato de estar na internet é considerado o primeiro passo para que o livro seja comprado, pois “antes de tudo, as pessoas têm que saber que ele existe”.

Os meios de comunicação sempre presente

De jornais como Tierra y Libertad ou Mundo Obrero a estações de rádio como La Pirenaica. A esquerda e o movimento trabalhista sempre souberam da necessidade de ter uma mídia própria dedicada a mudar o foco das notícias.

Apesar dos recursos limitados, Todo por Hacer mantém sua publicação anarquista mensal há mais de uma década. Resistem desde todas as frentes, pois continuam apostando em uma publicação escrita que é distribuída gratuitamente e que, por não responder a critérios econômicos, pode se permitir analisar as questões sem pressa.

Eles comentam que a principal dificuldade vem desse mesmo aspecto econômico. Desde o início, eles tiveram a autogestão entre as sobrancelhas, então criaram um sistema de assinatura para alcançá-la. Mesmo com todos os esforços envolvidos, vale a pena “servir de porta-voz dos movimentos sociais e contar suas pequenas vitórias como exemplo para outros territórios”. Eles sempre fizeram isso pensando em “alvejar não apenas o gueto político, mas também pessoas que não são necessariamente anarquistas”.

Em outro canto de La Maliciosa era hora de ficar quieto. A luz vermelha estava acesa porque os membros de várias estações de rádios livres transmitiram ao vivo por mais de quatro horas. Algumas foram tão importantes quanto La Linterna de Diógenes, com mais de 50.000 ouvintes mensais.

Juanfran participa da Agora Sol Radio, que nasceu na capital no calor do movimento 15M. Era um instrumento para comunicar à sociedade o que acontecia nas assembleias, mas foi refundado como rádio livre. Também se estabelecem fora dos meios de comunicação convencionais e das rádios piratas, já que as livres “insistem no não financiamento e dizem respeito a políticas específicas de bairro”. Eles têm suas raízes na década de 1980, então o movimento de cultura livre não é adotado desde o início. No entanto, atualmente “alguns projetos políticos querem excluir o conteúdo protegido por direitos autorais”.

Satisfação e desejo

Em um momento em que a pandemia está sendo vista pelo retrovisor, todas as partes concordam com a alegria de poder se reunir para compartilhar experiências depois de tanto tempo. Granada, Manresa, Gran Canaria ou Euskal Herria são alguns dos territórios que vieram explicar diferentes realidades, desde a crise climática ao sindicalismo, passando pela pedagogia alternativa ou pelo movimento habitacional.

O sentimento geral era de que “era necessário”. O lema escolhido para a Bienal pertence ao ativista antiprisão galego Xosé Tarrío (1968-2005), e lê-se “face à adversidade, rebeldia e amizade”. Antes do final da jornada, Beatriz García se aproximou com o livro “Cultura libre de Estado”, editado por Traficantes de Sueños. A conversa girou em torno disso, então eles decidiram nos dar. Claro, pode-se dizer que os participantes do evento são coerentes com o que promulgam.

Fonte: https://www.mediomultimedia.es/la-cultura-libertaria-se-da-cita-en-madrid/

Tradução > GTR@Leibowitz__

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/03/22/espanha-primeira-bienal-anarquista-de-madrid/

agência de notícias anarquistas-ana

Choveu de manhã:
as lagartas abrem trilhas
na folha de urtiga

Luiz Bacellar