[Espanha] Consequências do militarismo e da guerra

O militarismo e a guerra levam à tortura sistemática e ao assassinato de milhares de civis, à fuga de milhares de pessoas, ao desenraizamento social, ao racismo, à repressão e ao repúdio por parte da população do país que recebe os refugiados. Significa a destruição sistemática do patrimônio histórico e artístico e a destruição dos ambientes naturais, da flora e da fauna. Envolve a morte de centenas de milhares de combatentes do lado beligerante, em sua maioria filhos de trabalhadores e pessoas pobres com poucos recursos, cuja entrada no exército lhes permite escapar da miséria e transformá-los em bucha de canhão.

Militarismo e guerra significam que a indústria de armamento lucra com o armamento dos lados beligerantes. Eles significam que as empresas, empresários e outros gerentes dos quais dependem ganham bilhões de euros fornecendo material de guerra tanto para estados beligerantes quanto para outros estados e alianças militares. Eles envolvem os lobbies da indústria de armas gastando dinheiro para conseguir poder político para legislar em seu benefício.

Militarismo e guerra significam priorizar o financiamento para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia aplicada à guerra e à morte, em detrimento de outras pesquisas científicas que possam ter como objetivo a erradicação de doenças, autogestão energética, compreensão e proteção dos ecossistemas do planeta, ou pesquisa social para o benefício material da sociedade como um todo, etc.

O militarismo e a guerra significam que os Estados aumentam os gastos com armamentos em detrimento dos gastos com bem-estar social, saúde e educação. Eles são um ataque frontal à sua ideia do “estado social”, levam ao aumento da precariedade e à incapacidade do estado de atender às necessidades das pessoas. Eles implicam na privatização e elitização de serviços básicos em benefício dos lobbies privados na saúde e educação, e o consequente aumento da agitação social. Eles envolvem a restrição de direitos e liberdades, a afiação do autoritarismo pelos mecanismos coercitivos do Estado (exército e polícia) e o exercício do medo e da repressão.

Militarismo e guerra significam preços mais altos para commodities e energia e, portanto, custos de vida mais altos. Eles significam que somos nós trabalhadores que teremos que pagar mais por menos, que o poder econômico nos espremerá ainda mais para que não sejam afetados, e que a desigualdade aumentará e se aprofundará. Eles significam alimentar o medo do poço sem fundo da exclusão social, a fim de manter os trabalhadores submissos e silenciosos.

Militarismo e guerra significam a destruição sistemática de comunidades e sociedades, e de sua riqueza cultural e social. Significam estender a hegemonia globalizante do capitalismo, roubando e comercializando as terras e os recursos naturais dessas comunidades, forçando-as a permanecer desenraizadas, a fazer parte das engrenagens do capitalismo, tanto como mão-de-obra barata quanto como carne de canhão nas guerras e conflitos armados.

É por isso que os anarquistas defendem a desmilitarização e a dissolução dos exércitos. Acreditamos na prática da solidariedade e o apoio mútuo com todos aqueles que são explorados e despossuídos, e em uma sociedade horizontal de livre federação de produtores e consumidores baseada no trabalho associado e cooperativo. É por isso que denunciamos as barbaridades causadas pelas fronteiras, os Estados, os poderes econômicos e políticos, e as guerras que tanto os beneficiam.

Nem OTAN, nem imperialismo estadunidense ou russo

Contra a indústria da guerra e da morte

Contra a paz social, pela solidariedade e apoio mútuo entre todos os trabalhadores.

Grupo Tierra

Fonte: https://federacionanarquistaiberica.wordpress.com/2022/06/20/consecuencias-del-militarismo-y-la-guerra/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

cortinas de seda
o vento entra
sem pedir licença

Paulo Leminski