[Grécia] Informações sobre a 2ª passeata em solidariedade com o anarquista em greve de fome Yinnis Michalidis (Atenas, 30/06)

Na quinta-feira, 30 de junho, a Assembleia de solidariedade com o anarquista em greve de fome Yinnis Michalidis convocou o “3º Dia Pan-helênico de Ação e Solidariedade para Yinnis Michalidis“. Em Atenas aconteceu a segunda passeata central, que começou a partir do Propylaea, passou por Omonia, chegou à Syntagma e terminou novamente em Propylaea. O número era de aproximadamente 600 pessoas, e foi apoiado por várias organizações e coletivos. A presença policial foi mais uma vez descomunal, com a polícia de choque caminhando do lado esquerdo e direito até o fim do protesto. Sua atitude nesta passeata em particular foi mais provocadora e abusiva. No entanto, a passeata foi concluída normalmente.

O companheiro Yinnis Michalidis, no dia da passeata, estava em seu 39º dia de greve de fome, enfrentando métodos estatais e judiciais repressivos e vingativos, que colocam sua saúde em maior risco de falhas de múltiplos órgãos e danos irreparáveis a cada dia. Lembramos que nosso companheiro já perdeu 21% de seu peso corporal original, e sua saúde já está bastante comprometida. O movimento de solidariedade mais uma vez esteve ativamente ao seu lado, mostrando que a tentativa de exterminá-lo não passará em branco.

A justiça burguesa está mostrando sua verdadeira face. Ao mesmo tempo em que o Tribunal de Apelação de Lamia rejeita o pedido de libertação de Yinnis, o mesmo Tribunal de Apelação decide libertar o assassino impenitente Korkoneas [policial que matou Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, em 6 de dezembro de 2008]. O Estado e o judiciário estão jogando seus “filhos” para os lobos, dando-lhes clemência, piscando-lhes o olho para continuarem seus ataques. Korkoneas teve uma “vida legal anterior”. Yinnis é considerado perigoso por que vai “cometer novos delitos”. Este contraste, especialmente no contexto atual, revela sem margem para dúvidas a real utilidade e essência da justiça civil: Para encobrir a violência repressiva do Estado, para punir e exterminar toda resistência e todo militante.

Apoiamos e continuaremos a apoiar de todo o coração e dinamicamente a luta de nosso companheiro, sem recuar um milímetro, mostrando que a solidariedade prática é nossa arma na luta por sua reivindicação. Permanecer como uma barricada à arbitrariedade estatal e lembrar a todos os lados que Yinnis não está sozinho.

LIBERTAÇÃO IMEDIATA DO ANARQUISTA GREVISTA DE FOME YINNIS MICHALIDIS

Assembleia de solidariedade com o anarquista em greve de fome Yinnis Michalidis

agência de notícias anarquistas-ana

À beira do lago
aliso o brilho da lua
com as mãos molhadas

Eunice Arruda