[Chile] Sobre a atual situação intra-carcerária de nossa companheira Mónica Caballero

Desde o momento de sua detenção, em junho de 2020, Mónica se encontra no módulo de conotação pública do Cárcere Feminino de San Miguel. Dito módulo se caracteriza pelo controle direto que exerce a gendarmaria sobre as presas, sendo maiores e mais complexas as medidas de segurança que no resto do cárcere.

Junto com isto, o irrisório tempo que Mónica tem de pátio – 1 hora por dia – torna ainda mais opressivo o encarceramento ao ter que ficar confinada em espaços fechados praticamente todo o dia.

No entanto, há um fator que particularmente está dificultando sobremaneira a vida de nossa companheira no interior do cárcere; ser obrigada a compartilhar espaços com mulheres que agrediram, violaram e/ou assassinaram seus filhos. O contato de Mónica com essas pessoas é a todo o momento e a toda hora, situação que já se torna insustentável para nossa companheira. É importante assinalar que Mónica não é que esteja se baseando nas investigações e acusações da promotoria, mas que são elas mesmas que assumem abertamente suas aberrantes condutas, normalizando agressões e violações a seus filhos.

Neste sentido, somos claros em assinalar que isto representa uma estratégia do Poder para dobrar companheiros que devotaram suas vidas em fazer a guerra à autoridade, como evidentemente o fez Mónica. O Poder sabe que nossa ética revolucionária choca frontalmente com essas desprezíveis condutas e quem as perpetram, pelo que de maneira deliberada exerce esse tipo de provocações que representam, a todas as luzes, um castigo extra.

Não aceitaremos compartilhar espaços comuns com violadores, pelo que exigimos de maneira imediata a mudança de módulo de nossa companheira Mónica Caballero.

Junto com isto, a mudança de módulo implicaria também que nossa companheira deixe de estar ajustada a um regime excepcional de controle e vigilância, o que sem dúvida melhoraria sua situação no interior do cárcere.

FIM ÀS MEDIDAS EXCEPCIONAIS DE CONTROLE E CASTIGO SOBRE MÓNICA CABALLERO!!

ATÉ DESTRUIR O ÚLTIMO BASTIÃO DA SOCIEDADE CARCERÁRIA!!

PRISIONEIROS ANARQUISTAS, SUBVERSIVOS E MAPUCHE FORA DOS CÁRCERES AGORA!!

Francisco Solar.

Módulo 2. Cárcere La Gonzalina – Rancagua.

Mónica Caballero.

Módulo de connotación pública. CPF San Miguel.

Marcelo Villarroel.

Juan Aliste.

Joaquín García.

Módulo 1. Cárcere La Gonzalina – Rancagua.

Fins de Agosto 2022.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/08/26/chile-diante-das-condenacoes-solicitadas-pelos-perseguidores-solidariedade-e-cumplicidade-com-monica-e-francisco/

agência de notícias anarquistas-ana

pote virado –
a terra e o gato bebem
o leite derramado

Milijan Despotovic