[México] Expedida nova ordem de prisão contra o anarquista Miguel Peralta Betanzos

Miguel Peralta Betanzos, ex-preso político e anarquista, está sob ameaça de nova prisão após ter sido libertado de sua condenação e ter sobrevivido à prisão por cerca de cinco anos.

Miguel Peralta é da comunidade de Eloxochitlán de Flores Magón, na Serra Oaxaquenha, México. Novamente Miguel é alvo da política repressiva dos representantes do Estado em sua região, que pretendem o retorno de Miguel à prisão, que foi forjada, e da qual Miguel saiu a poucos meses. Miguel, e outras trinta e quatro pessoas, das quais sete até hoje encontram-se presas (LINK), foi perseguido, processado e encarcerado em Oaxaca, sob a acusação de homicídio e tentativa de homicídio contra uma família de oligarcas de sua comunidade. Hoje em dia, esta família está envolvida com as altas esferas da política estadual e nacional, sendo que são membros ativos do partido político no poder.

Ao mesmo tempo em que a família escala ao poder, e depois de dois anos de ter conseguido sua liberdade, em março de 2022 uma nova audiência reabre o processo e expede nova ordem de prisão contra Miguel, desta vez com uma condenação a cinquenta anos de cadeia. Condenação que jurídica e politicamente foi desmontada, o que resultou na libertação de Miguel em outubro de 2019.

Com este ato, o partido que sustenta o poder no México, reafirma a perseguição política que se exerce contra Miguel e outros indígenas que defendem suas próprias formas de organização frente ao sistema de partidos políticos e de grupos de chefes de comunidades em Oaxaca, que têm a cumplicidade do sistema de justiça estadual e nacional, que já arrancaram quatro anos da vida de Miguel, e agora querem aprisioná-lo por mais cinquenta anos.

Cabe mencionar que Miguel, companheiro anarquista, depois de sair da prisão continuou denunciando a fabricação de crimes e a injusta prisão de seus sete companheiros presos de Eloxochitlán, e outros que ainda têm contra si ordens de prisão. Não ficou silenciado ante o sistema prisional, nem regressou para sua casa para ter uma vida tranquila e ignorar a situação que seus companheiros atravessam. Para nós, este é o claro motivo pelo qual o poder considera “necessário” e pedagógico que Miguel retorne para a cadeia.

Também devemos lembrar que é justamente o encarceramento prolongado uma estratégia dos Estados para combater aos seus inimigos. No caso do México, o encarceramento está claramente orientado para privar da liberdade e, portanto, de suas ações, aos defensores do território e do laço comunitário por uma parte e, por outra parte, as mulheres que lutam contra o Estado Patriarcal. A perseguição aos anarquistas é um cenário mundial, e se reflete nas elevadas condenações, como no caso dos companheiros anarquistas na Itália, que receberam uma condenação inexistente à prisão perpétua, ou o caso de Gabriel Pombo da Silva, que foi encarcerado por ter sido considerado não ter “cumprido” sua dívida com o estado Espanhol, para mencionarmos apenas alguns casos.

É por isso que fazemos o chamado à solidariedade que nos acompanha durante estes últimos anos para que se pronunciem contra a sentença de cinquenta de prisão e a perseguição contra Miguel Peralta por parte do partido no poder, e a possível nova prisão, bem como pela liberdade imediata dos sete presos políticos de Eloxochitlán e pelo fim das ordens de prisão contra as vítimas deste conflito.

Pedimos que estejam atentos e atentas a qualquer tentativa de prisão ou dano à integridade de Miguel, de sua família e dos seus advogados.

Diante do contexto de impunidade e criminalização que se vive em Oaxaca e no país como um todo, responsabilizamos a Elisa Zepeda Lagunas, ao seu pai Manuel Zepeda Cortés e ao seu grupo partidário, pela perseguição política e atos de violência e de repressão contra Miguel Peralta.  Esta condenação reflete a gana dos que perseguem aqueles que luta, mas também inflamam nossa raiva e coragem para não desistir!

Pelo fim da perseguição política!  

Pela destruição dos muros das prisões! 

Presos políticos nas ruas! #LivresJá  

Grupo de apoio em solidariedade com Miguel Peralta Betanzos. 

Fonte: http://www.anticarcelaria.org/2022/08/22/giran-nueva-orden-de-aprehension-contra-anarquista-miguel-peralta-betanzos/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/17/mexico-chamada-para-jornada-de-agitacao-em-solidariedade-com-o-anarquista-e-indigena-miguel-angel-peralta/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/31/mexico-pronunciamento-de-miguel-angel-peralta-betanzos-pela-resolucao-de-sua-sentenca-de-50-anos-de-prisao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/30/mexico-sentenca-de-50-anos-de-prisao-para-o-anarquista-e-indigena-oaxaquenho-miguel-angel-peralta/

agência de notícias anarquistas-ana

Na tarde chuvosa,
Sozinho, despreocupado,
Um pardal molhado

Edson Kenji Iura