Giannis Michailidis, a Justiça e suas muitas caras

A justiça não é igual para todos. Isso está claro. Não é neutra, nem objetiva, nem na formulação das leis nem na aplicação das mesmas. A justiça, neste sistema, é um mecanismo a mais de controle social. Isso é algo que vemos dia a dia, desde leis que castigam a pobreza, que não tem em conta os contextos nem tratam de sanar os supostos danos causados, até indultos ou processos que se perdem no tempo, segundo sempre a que classe social olhemos.

Exemplos há muitos, mas estes dias está ressoando com especial força o de Giannis Michailidis na Grécia. Giannis é um preso anarquista, encarcerado a mais de 8 anos. Após este tempo, e segundo a legislação grega, deveria ter optado pela liberdade condicional há meses. No entanto, a corte de apelação negou sua liberação em várias ocasiões. As razões, que segue firme em suas convicções libertárias. Ante esta situação, Giannis começou uma greve de fome, reivindicando sua liberdade condicional, em 23 de maio passado, que manteve durante 68 dias até que a deu por terminada em finais do mês passado. Quase morreu, e ainda assim, não conseguiu sua liberdade, mas durante este tempo o apoio que recebeu nas ruas foi multitudinário.

Ao mesmo tempo em que isto acontece a Giannis, nos encontramos com casos como o do policial que assassinou Alexis Grigoropoulos em 2008 (e que desencadeou uma revolta de longa duração em toda a Grécia), que foi condenado à prisão perpétua. Já se encontra em liberdade. O mesmo acontece com o ex-diretor do Teatro Nacional (e amigo do primeiro ministro Miksotakis), condenado em 2015 a 12 anos pela violação de dois menores. Também já está em liberdade. O dito, a justiça não é igual para todos.

Fonte: https://www.todoporhacer.org/giannis-michailidis/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Um sol transparente
e um mar azulão
brilhando na areia quente

Winston