[EUA] Quando o meio ambiente dá voltas

Fortes inundações açoitam o estado de Mississipi, enquanto as secas abundam no Oeste do país. As áreas no meio são pegas no apertão suado de uma onda de calor. Na Europa, centenas de pessoas morrem devido ao calor excessivo. A mudança climática, às vezes chamada “o aquecimento global”, é uma realidade.

Por sua parte, os políticos que desdenharam a ideia da mudança climática agora soam incrivelmente estúpidos. Foram apologistas para os industriais enquanto a Terra segue fervendo a fogo lento. Também parece que as meias soluções políticas, como tratados e promessas de menos dano ambiental, se tornaram insuficientes e chegaram demasiado tarde. Da mesma maneira, os conservadores prognósticos científicos de derretimentos de gelo subestimaram seriamente os problemas enfrentados pelas populações humanas.

Dito simplesmente, o capitalismo mata.

A busca desenfreada de lucros ilimitados põe em perigo o ar, água, temperaturas, e níveis de água ao redor do mundo. E os seres humanos enfrentam ameaças à sobrevivência impossíveis de superar com a formidável máquina de guerra dos Estados Unidos.

Talvez a semeadura de milhões de árvores e a conversão dos habitats humanos em espaços verdes poderia atrasar a matança ambiental que vem. Tal vez.

Com amor, sem medo, sou Mumia Abu-Jamal.

31 de agosto de 2022

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Azul e verde e cinza –
Olhando bem, o céu
É de todas as cores!

Paulo Franchetti