[Espanha] Falece Pepe Cuevas, histórico membro da CNT que foi encarcerado pelo ‘Caso Scala’

Natural de Sanlúcar de Barrameda, seus restos mortais foram incinerados em Arcos de la Frontera

Por R.G. | 21/11/2022

Pepe Casado, membro histórico da CNT que foi encarcerado no processo do Caso Scala, faleceu aos 71 anos de idade.

Filho de outro destacado militante libertário, Pepe nasceu em Sanlúcar em 20 de janeiro de 1951. Em 1970, residindo em Barcelona, se filiou ao Sindicato do Metal da Cidade Condal e à FAI.

Em 15 de janeiro de 1978, em uma grande manifestação contra os “Pactos de la Moncloa”, se viu envolvido junto a outros companheiros em uma operação policial onde culparam jovens filiados à CNT de cometer um ato terrorista contra o salão de festas Scala, onde se originou um incêndio que acabou com a morte de quatro pessoas e o desmoronamento do edifício.

A CNT considera que a acusação a seus filiados foi “uma montagem organizada desde o poder para criminalizar o movimento ácrata quando estava se recuperando e tomando protagonismo após o franquismo”.

Pepe foi acusado junto a outros companheiros como culpados do incêndio. Anos mais tarde, um dos agentes reconheceu que “tudo foi planejado e ordenado desde cima”. Apesar disto, Cuevas teve que passar vários anos no cárcere.

Após sair da prisão foi ao campo e se tornou pastor. Anos mais tarde trabalharia no setor da construção na Catalunha. Em 2005 se translada a Granada, participando nas mobilizações sociais da cidade andaluza. Em 2011 se reincorpora à CNT-AIT de Granada e uns anos depois participa também na Biblioteca Social Libre Albedrío.

Um acidente sofrido em Sacromonte o levou a ingressar em uma residência. Esta segunda-feira (21/11), seus restos mortais foram incinerados em Arcos de la Frontera.

Fonte: https://www.lavozdelsur.es/actualidad/sociedad/fallece-pepe-cuevas-historico-miembro-cnt-fue-encarcerado-por-caso-scala_286315_102.html

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

As nuvens do céu –
o céu do infinito
eu de nenhum lugar

Stefan Theodoru