[Espanha] Reforma do Código Penal: mais amordaçamento contra qualquer movimento social

A reforma do Código Penal anunciada pelos partidos do governo PSOE e Unidas Podemos, que visa eliminar o crime de sedição (crime contra a ordem pública estabelecido no artigo 544 do CP, que pune aqueles que se levantam publicamente e tumultuosamente para impedir, pela força ou fora dos canais legais, a aplicação das leis), contém uma série de modificações adicionais.

Uma delas em particular nos parece muito séria, pois já entendemos que estende a repressão contra os métodos de protesto e manifestação. A reforma das infrações à ordem pública, contida nos artigos 557, 557 bis e 557 ter (com a reforma proposta este artigo desapareceria) do Código Penal, parece ter sido criada com o propósito de impor infrações penais às formas de protesto de numerosos grupos, inclusive organizações sindicais.

Esta repressão está basicamente contida na extensão de 557.1: “Aqueles que, agindo em grupo e com o objetivo de perturbar a paz pública, praticam atos de violência ou intimidação: a) contra pessoas ou coisas, ou b) obstruindo estradas públicas causando perigo à vida ou à saúde de pessoas, ou c) invadindo instalações ou edifícios, serão punidos com uma pena de prisão de seis meses a três anos”.

A interpretação deste texto pode permitir que sanções penais de seis meses a três anos de prisão sejam impostas a indivíduos e grupos que ocupam uma via pública, como pode acontecer em uma rota alternativa em uma manifestação, na paralisação de um despejo ou naquelas outras situações que envolvem a ocupação (ainda que temporária) de um banco, um reitorado ou uma empresa com a qual existe um conflito sindical (isto na verdade agora é punível sob o crime de usurpação no artigo 245.2 do Código Penal). Porque não escapa a ninguém que piquetes, paradas de despejo, protestos sindicais em frente à sede de uma empresa ou fábrica, etc. estão ameaçados de morte com um texto com estas características. Além disso, se a manifestação for de massa, estão previstas sanções ainda maiores, como uma pena de prisão de três a cinco anos quando cometida por uma multidão cujo número, organização e objetivo são de tal ordem pública que afetam seriamente a ordem pública.

Se formos ainda mais longe, na suposição do 557 ter anterior em um novo 557 bis, e como aparece na redação do rascunho da reforma atual, não seria necessário fornecer provas de violência ou intimidação. Esta prova, como já sabemos, está sujeita primeiro à interpretação da polícia e depois do juiz correspondente.

Este artigo, que acreditamos ser um ataque direto ao direito de protesto e manifestação, afirma que “aqueles que, sem usar violência ou intimidação e sem serem incluídos no artigo anterior, agindo em grupo, invadem ou ocupam contra a vontade de seu proprietário, o domicílio de uma pessoa jurídica pública ou privada, um escritório, um estabelecimento ou instalações, mesmo que aberto ao público”, também estabelece sanções abusivas de prisão de três a seis meses ou uma multa de seis a doze meses.

Na Confederação Geral do Trabalho (CGT) sabemos por experiência que os delitos de desordem pública têm sido a ameaça do regime contra todas as formas de protesto, especialmente as lutas sindicais, como greves e conflitos coletivos. Diferentes formas de protestos pacíficos realizados por movimentos sociais como o PAH, na paralisia de despejos, por exemplo, ou negociações para impedir despejos na sede do banco, estão sendo diretamente atacadas. Também procura criminalizar e punir os protestos estudantis que ocupam uma faculdade ou um reitorado. Qualquer manifestação que ocorra fora do horário ou rota estabelecidos pela Delegação do Governo em serviço enfrenta não apenas sanções administrativas, mas também processos por um crime contra a ordem pública.

Esta barbaridade é promovida por um governo “progressista” – que se diz o mais progressista da história democrática do Estado espanhol – num contexto de crescente agitação social causada pelo empobrecimento da classe trabalhadora, que vê seus salários perderem poder de compra enquanto as grandes empresas aumentam grotescamente seus lucros, aproveitando-se de uma crise global pela qual nós, o povo de sempre, vamos pagar. PSOE e Unidas Podemos, longe de revogar as leis repressivas existentes – como a Lei da Mordaça – como prometeram na campanha eleitoral, instalaram-se e acomodaram-se no poder burguês e estão mais uma vez traindo o povo que afirmam representar, impondo mais repressão e ameaçando nossos direitos e liberdades fundamentais.

Da CGT acreditamos que estamos em um momento crítico no qual estamos arriscando direitos que outros antes de nós até custaram suas vidas, e achamos implausível que precisamente esta involução esteja ocorrendo com uma coalizão de formações políticas de “esquerda”. A classe trabalhadora está vendo seu direito de protestar e se organizar contra tudo que ameace ou ponha em perigo sua sobrevivência. E diante deste lamentável panorama, na CGT temos uma visão muito clara e assumida do que teremos que enfrentar mais cedo ou mais tarde se esta reforma for adiante e as classes ricas conseguam o que querem (mais uma vez).

Por todas estas razões, na CGT reafirmamos nossa ideia de nos organizarmos fora dos partidos políticos, governos e empresas em defesa de tudo o que conseguimos ao longo das décadas através da luta sindical e social. As liberdades e direitos fundamentais serão defendidos a qualquer custo, e a CGT estará presente, juntamente com outras organizações sociais e sindicais e coletivos, garantindo resistência e resposta direta a qualquer medida do Executivo espanhol que nos obrigue a recuar ou renunciar a nossas conquistas como Classe Trabalhadora.

Secretaria Permanente do Comitê Confederal da CGT.

Fonte: https://rojoynegro.info/articulo/reforma-del-codigo-penal-mas-mordaza-contra-cualquier-movimiento-social/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Escorre pela folha
a tarde imensa,
pousada em gota d’água.

Yeda Prates Bernis