[Itália] Contra o 41 bis | Contra a repressão anti-anarquista | Por uma sociedade sem prisões

A prisão é uma instituição que é totalmente um produto de uma sociedade baseada na dominação e exploração. Longe de ser uma solução para problemas sociais, ela representa uma das muitas faces da violência estatal.

Na Itália, as condições prisionais têm piorado constantemente durante anos: a superlotação e o abuso físico e psicológico são a “normalidade” de uma situação cada vez mais intolerável, e o número crescente de suicídios atesta isso.

As condições de existência daqueles que se encontra no regime do 41 bis ou alta vigilância são ainda mais inaceitáveis. Nesses casos, pode-se falar de verdadeira tortura psicofísica devido às condições extremamente duras de isolamento e privação.

A prisão perpétua, assim como o artigo 41 bis, são horrores institucionalizados, indignos de qualquer sociedade. Além das proclamações pomposas sobre a necessidade de “recuperar” o prisioneiro e o detido para a vida social normal, estas punições infligidas revelam em que consideração as classes dirigentes mantêm aqueles que tropeçam nas redes de sua “justiça”: lixo para serem isolados na lixeira social que são as prisões.

Até a Corte Constitucional se deu conta disso, declarando estas medidas inconstitucionais já em 2021. O novo governo, continuando a prática dos anteriores, reafirmou, ao invés disso, sua aplicação ostensiva.

Durante anos, temos testemunhado a particular obstinação das instituições repressivas contra o movimento anarquista com teorias judiciais cada vez mais fantasiosas e sentenças cada vez mais pesadas até mesmo por episódios de conflito social normal. De fato, o “direito penal do inimigo” é aplicado contra o movimento anarquista, com base no qual se julga não tanto pelas ações cometidas, mas pelas próprias ideias.

Esta obstinação também reverbera contra os detentos que reivindicam seu ideal anarquista e que, cada vez mais, estão sujeitos aos regimes carcerários mais severos, mais recentemente os 41bis.

Há semanas, Alfredo Cospito está em greve de fome até o fim para ser retirado do regime 41bis, enquanto outros detentos também entraram em greve de fome em solidariedade.

Apoiamos sua luta, assim como todas as lutas realizadas pelos detentos em todas as prisões para exigir condições de existência menos opressivas, para o fechamento definitivo dos 41bis e outros regimes especiais de detenção.

Em nossa história conhecemos a barbárie das leis perversas, do confinamento, do exílio, da eliminação física; elas nunca tiveram êxito: a fome de liberdade e de justiça social é mais forte do que qualquer outra coisa.

20 de novembro de 2022

Federação Anarquista Italiana – FAI

(Comissão de Correspondência)

Fonte: https://umanitanova.org/contro-il-41bis-contro-la-repressione-antianarchica-per-una-societa-senza-galere/?

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/25/chile-palavras-de-monica-caballero-em-solidariedade-com-alfredo-cospito/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/18/grecia-pichacoes-na-embaixada-italiana-em-apoio-a-greve-de-fome-do-anarquista-alfredo-cospito/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/09/alemanha-ataque-incendiario-em-solidariedade-com-alfredo-cospito/

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva de primavera —
Uma criança
Ensina o gato a dançar.

Issa