[Espanha] O futuro das pensões na Europa

Mesa redonda internacional em 21 de maio de 2023, às 12 horas (horário de verão da Europa Central)

Aproveitando a necessidade econômica após a pandemia, a Comunidade Europeia está exigindo uma aceleração na redução dos direitos à aposentadoria pública em seus países: França, Espanha,… E não apenas na UE, outros países como a Suíça também veem seu direito à aposentadoria pública ameaçado. Esse caminho já foi trilhado por países como a Argentina ou o Chile. A demanda do capitalismo europeu não é nova e está de acordo com o relatório do Banco Mundial de 1994. Em consonância com os interesses dos banqueiros e dos fundos de pensão privados, as sucessivas reformas estão sendo realizadas com o engano de governos, formações políticas e sindicatos colaboracionistas que lideram a classe trabalhadora em cada país.

As trabalhadoras francesas estão se mobilizando há meses para defender suas aposentadorias e nos perguntamos: por que as trabalhadoras devem permanecer mais tempo no emprego e receber menos aposentadoria, desenhando um futuro de incerteza, precariedade e miséria? O que está impulsionando essa resistência na França, ao contrário de outros países? Qual é o papel dos fundos financeiros?

A admirável determinação da classe trabalhadora francesa – pressionando sem desistir – nos mostra o caminho: Aumentar a consciência de classe e a ação direta das trabalhadoras é fundamental para avançar e não retroceder, por isso, a partir da CNT, facilitamos um espaço de debate e conhecimento internacionalista, onde teremos a participação de companheiros de sindicatos da Comunidade Europeia, como a USI (Unione Sindacale Italiana), a FAU (Freie Arbeiter-Union, da Alemanha), a SUD Santé Sociaux (Federadas em Solidariedade, França); de fora da UE, como o SUD (Suíça), e também teremos a participação especial de um sindicato não europeu, a FORA, da Argentina, um país que passou por um processo semelhante e que pode nos mostrar aonde ele está levando anos depois. Juntamente com a CNT, essa mesa redonda internacional sobre o futuro das aposentadorias na Europa será transmitida pelo canal do youtube da CNT (https://youtube.com/live/gtmzfIJwS78).

Estamos esperando por você.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/el-futuro-de-las-pensiones-en-europa/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

canta bem-te-vi
sol por todo o lado
natureza sorri

Carlos Seabra