[Espanha] Correios emite selo dedicado à poeta Lucía Sánchez Saornil

Correios emitiu hoje (20/09) um selo dedicado a Lucía Sánchez Saornil, poeta, jornalista, escritora, sindicalista, telefonista, anarquista, ativista LGTBI e feminista.

Os selos dedicados a Clara Campoamor, Isabel Zendal, Almudena Grandes, Dolors Aleu, Concepción Arenal, Elidà Amigó, María Blanchard, Luisa Roldán (La Roldana), Maruja Mallo, María de Maeztu, Elena Fortún dentro da coleção #8MTodoElAño, agora são acompanhados pelo selo de Lucía Sánchez Saornil. Todos os selos dessa série foram desenhados pela artista Isa Muguruza. No caso do selo de Saornil, ele terá uma tiragem de 125.000 selos e um valor postal de um euro.

Fundadora da organização Mujeres Libres, Sánchez Saornil sempre defendeu que a emancipação das mulheres não poderia ser secundária em relação à luta de classes e que a libertação das mulheres deveria começar em suas próprias casas.

Lucía Sánchez Saornil (Madri, 1895-Valência, 1970) veio de uma família humilde e perdeu a mãe quando era muito jovem, por isso foi educada em uma escola para órfãos. Apesar dos recursos limitados de sua família, Lucía teve acesso a uma pequena biblioteca e ao arquivo de panfletos de seu pai, o que marcaria sua vida.

Primeiro foi a poesia, e aos 18 anos ela publicou seu primeiro poema e, dois anos depois, sua produção regular. Ao mesmo tempo, trabalhou como telefonista na Telefônica e também estudou na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, onde acompanhou os movimentos de vanguarda, principalmente o ultraísmo. Depois de 15 anos na empresa estatal, ela foi demitida ao participar da greve de 1931.

Mas esse não foi o início de sua militância política e sindical, pois desde a década de 1920 ela fazia parte do movimento anarcossindicalista, uma luta pelos direitos trabalhistas dos trabalhadores que, antes de sua demissão, levou-a a se mudar para Valência, onde se juntou à CNT e assumiu a direção do jornal do sindicato.

Em seus escritos, tanto no jornal da CNT quanto em outros, como Tierra y Libertad, Solidaridad Obrera e Revista Blanca, fica evidente a preocupação com as condições de vida das mulheres. Nesse sentido, ela afirmava a necessidade de emancipação das mulheres e que sua luta não poderia ser secundária em relação à luta dos trabalhadores.

Ela usou o pseudônimo literário “Luciano de San-Saor” e os pseudônimos jornalísticos “La Compañera X”, “Vigía0”, “Un Confederado”, “El Observador” na imprensa anarcossindicalista da década de 1930.

Em abril de 1936, junto com Mercedes Comaposada e Amparo Poch Gascón, ela criou a revista e organização Mujeres Libres (Mulheres Livres), à qual mais de 20.000 mulheres aderiram no início da Guerra Civil. Sánchez Saornil, por sua vez, idealizou as chamadas brigadas femininas de trabalho, que eram mulheres que substituíam a força de trabalho masculina essencial para o funcionamento da cidade enquanto as batalhas estavam sendo travadas no front.

Ela se juntou à luta antifascista e viajou para Valência com o bando republicano. Lá, foi nomeada secretária nacional de todos os grupos de Mulheres Livres e editora-chefe do jornal Umbral. Em 1937, ela também se tornou secretária-geral da seção espanhola da Solidaridad Internacional Antifascista (SIA). Nesse mesmo ano, ela conheceu América Barroso em Valência, que seria seu companheiro sentimental até sua morte.

Com ela, ele fugiu para a França e eles viveram juntos em Paris até que a invasão nazista fez com que temessem por suas vidas e, diante da possibilidade de serem internados em um campo de concentração, voltaram clandestinamente para a Espanha, o que a condenou a viver no anonimato.

Como ela era uma pessoa conhecida em Madri, eles decidiram se mudar para Valência, onde a pintura e a poesia voltaram a ser a salvação para Sánchez Saornil, que morreu de câncer aos 74 anos.

Pouco depois de sua morte, já em uma democracia, Mujeres Libres ressurgiu e reconheceu publicamente a figura das fundadoras e seu pensamento. Sánchez Saornil argumentava que as mulheres sofriam uma dupla exploração: como seres humanos em face do capitalismo e como mulheres em face dos homens.

Ela defendia o amor livre contra a instituição tradicional da mulher e que a maternidade era apenas uma opção para as mulheres, não um fim. Seu trabalho foi coletado e publicado postumamente.

Fonte: https://www.diariosigloxxi.com/texto-ep/mostrar/20230920125756/correos-emite-sello-dedicado-poeta-lucia-sanchez-saornil

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/09/espanha-cronica-da-homenagem-da-cgt-valencia-a-lucia-sanchez-saornil/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/04/04/espanha-lancamento-lucia-sanchez-saornil-entre-mujeres-anarquistas-de-ignacio-c-soriano-jimenez/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/30/espanha-lancamento-lucia-sanchez-saornil-corcel-de-fuego/

agência de notícias anarquistas-ana

Nem tudo são flores
nos meses de primavera.
Voam marimbondos…

Leila Míccolis