[Portugal] Novo ataque da Turquia sobre os povos no nordeste da Síria

Em todo o Norte e Leste da Síria, sob controlo curdo, desde o dia 5 de outubro que se sucedem uma série de ataques aéreos turcos que visam infra-estruturas de fornecimento de eletricidade, água e outras infra-estruturas humanitárias básicas, a par das instalações petrolíferas e estabelecimentos económicos da região.

No dia 5 de Outubro acordamos com as notícias de mais um bombardeamento por um drone da Força Aérea Turca a uma central eléctrica na cidade de Qamishlo. Nas horas seguintes começamos a ter dificuldade em acompanhar as notícias: “Explosão no campo de refugiados de Washokani em Heseke”; “Depósitos de petróleo alvos de um ataque de drone”; “carro atingido por míssil”; “barragem bombardeada perto de Cil Axa”. As notícias de ataques não parecem parar. Esta não é a primeira vez que o Estado Turco leva a cabo campanhas destas tendo como alvo infra-estruturas essenciais à população civil. Em Novembro de 2022, durante 7 dias realizou uma campanha semelhante. Estes ataques provocam danos óbvios na vida diária da população com milhares de pessoas sem acesso a água e eletricidade.

No dia 5 viajamos para a cidade de Qamishlo. Já de noite chegamos à cidade fronteiriça e logo na primeira rotunda da cidade somos abrandados por um trânsito não muito normal para aquelas horas da noite. Rapidamente nos damos conta que uns minutos antes ocorrera mais um bombardeamento ao final de uma avenida à nossa direita. Aí conseguimos ver o fogo que deflagrava num edifício que mais tarde vimos a saber tratar-se de uma fábrica de alimentos para gado.

As notícias nos dias seguintes não abrandam no seu ritmo. Em Dêrik, o hospital para doentes de Covid-19 é bombardeado e outras tantas estações de água e furos de petróleo são destruídos. Após almoço ouvimos uma explosão. A central de eletricidade do norte da cidade acaba de ser bombardeada, mais uma vez, destruindo assim o último transformador ainda funcional. Não haverá eletricidade em grande parte da cidade.

Nestes 4 dias de bombardeamentos – que ocorreram desde as regiões de Afrin e Sheba a Oeste e Dêrik a Este – cerca de 42 locais foram alvo do Estado Turco, a grande maioria infraestruturas civis com um total de 17 vítimas mortais e muitas outras feridas. O impacto destes ataques ainda está em avaliação pela Administração Autónoma do Norte e Este da Síria (AANES), mas é possível desde já concluir que os custos a longo prazo serão bastantes para a região e para os distintos povos que aqui coabitam. O Nordeste da Síria tem sobrevivido durante os 11 anos da revolução sob um embargo económico que afeta a população na sua vida diária. Para além dos altos custos que se podem esperar para a reparação ou a compra de novas peças, devido ao embargo muitos destes materiais essenciais para a recuperação destas infra-estruturas estão impossibilitados de aqui chegarem.

Apesar dos esforços que a AANES tem feito nos últimos anos para aliviar a crise económica que a Síria enfrenta num geral, as dificuldades são bastante sentidas. Os ataques do Estado Turco, acima de tudo criam um ambiente de insegurança crescente que tem vindo a provocar, em particular nos últimos 4 anos, um maior êxodo das pessoas para a Europa. Uma grande migração de jovens e uma dependência daqueles que ficam de dinheiro que vem de fora.

A onda de ataques prossegue e é difícil prever quando irá terminar. O sentimento que podemos constatar é de que realmente esta não terá sido a última vez e que estes ataques vão continuar. No dia-a-dia e neste momento procuram-se soluções para novos obstáculos que se criaram. Nas aldeias e bairros de cidades postos às escuras, a vida diária das pessoas em Rojava continua resistindo, uma e uma vez mais, para ultrapassar um quotidiano de problemas.

Fonte: https://www.jornalmapa.pt/2023/10/09/novo-ataque-da-turquia-sobre-os-povos-no-nordeste-da-siria/

agência de notícias anarquistas-ana

Sopra o vento
Pássaros correndo
Atrás de sementes

Rodrigo de Almeida Siqueira