Vozes da Linha de Frente Contra a Ocupação: Entrevista com Anarquistas Palestinos

A entrevista abaixo foi realizada pela Black Rose Anarchist Federation, organização anarquista estadunidense, com o grupo anarquista palestino Fauda, baseado na Cisjordânia. A publicação original pode ser acessada aqui (blackrosefed.org/interview-fauda-palestine).

por Black Rose / Rosa Negra — Comitê de Relações Internacionais (IRC)

Nesta nova e ainda mais terrível fase da ocupação da Palestina por Israel, com 75 anos de duração, é importante dar uma plataforma aos palestinos que lutam contra a limpeza étnica.

A Black Rose / Rosa Negra (BRRN) entrou em contato com a Fauda, um pequeno grupo sediado na Cisjordânia que se identifica como uma organização anarquista palestina, para obter sua perspectiva sobre a luta atual. A Fauda é um grupo novo para nós e sobre o qual não temos mais informações além da entrevista apresentada aqui e do que pode ser encontrado em seus canais públicos. Devido à nossa compreensão limitada da política, da estratégia e da atividade da Fauda, a publicação desta entrevista não pode ser um endosso completo a eles. Mas esperamos que esta entrevista seja um passo na criação de mais conexões entre os revolucionários nos EUA e a juventude militante na Palestina, e de mais conhecimento e compreensão mútua.

Independentemente de quaisquer semelhanças ou diferenças em nossa política, acreditamos que precisamos ouvir as perspectivas dos militantes no local que resistem à violência da limpeza étnica financiada pelos EUA. Esperamos que esta breve entrevista possa contribuir para fortalecer nosso próprio trabalho de minar o imperialismo e o colonialismo.

Com exceção das edições para maior nitidez na tradução, o conteúdo desta entrevista é apresentado sem alterações. Gostaríamos de agradecer aos nossos amigos palestinos e de língua árabe por sua ajuda na condução e tradução desta entrevista. Também gostaríamos de estender nossa gratidão ao representante da Fauda, que respondeu atenciosamente às nossas perguntas em um momento de extrema incerteza e violência.

1. BRRN: Pode nos falar sobre seu grupo, quais são suas atividades e o que diferencia a Fauda de outros grupos políticos palestinos, como DFLP [Democratic Front for the Liberation of Palestine], PFLP [Popular Front for the Liberation of Palestine], Hamas, Fatah etc.?

1. Nosso grupo é conhecido como “Fauda Movement in Palestine” [Movimento Fauda na Palestina] e é formado por jovens ativistas e acadêmicos de dentro e de fora da Palestina.

Nosso objetivo é reunir todas as forças com várias ideias e tendências políticas e intelectuais e concentrá-las na luta contra a ocupação injusta e o pensamento racista sionista na Palestina. É por isso que temos boas relações com alguns jovens da religião judaica, alguns convertidos, alguns muçulmanos, cristãos e outros.

A ideia é que muitos palestinos se opõem aos atos racistas e injustos da ocupação sionista, mas não encontram um único eixo em torno do qual possam se unir. É por isso que frequentemente vemos que, em vez de se concentrarem na luta contra o racismo e o regime de apartheid sionista, eles atacam uns aos outros.

Aqui estamos desempenhando o papel de mediação entre as várias partes para reunir todas as possibilidades e capacidades dos palestinos para combater o regime de apartheid.

Realizamos várias atividades, incluindo ensinar aos jovens palestinos como lutar, os métodos de luta e o pensamento anarquista (a Unidade Educacional). Coordenar várias vigílias e protestos, alguns pacíficos e outros na forma de black bloc (a Unidade Executiva). Publicar notícias e tudo relacionado à Palestina e ao povo palestino, e o que o exército israelense e os sistemas de segurança estão fazendo. A supressão das liberdades individuais e sociais, a demolição de casas palestinas, a morte de crianças, os massacres e o genocídio contra o povo palestino e assim por diante (Unidade de Notícias). E a disseminação de informações importantes sobre a história da Palestina, a história do conflito entre palestinos e israelenses e as diferenças intelectuais que a nova geração pode enfrentar em relação ao seu passado porque aqui estamos enfrentando uma feroz guerra midiática que distorce os fatos e os transforma em favor de Israel. Como sabem, Israel tem canais que transmitem 24 horas por dia em árabe para distorcer fatos históricos e divulgar sua falsa narrativa sobre o passado e o que está acontecendo atualmente no local (Unidade de Mídia).

Esta é uma breve visão geral do Movimento Fauda na Palestina.

2. BRRN: O que vocês querem que os companheiros nos EUA saibam sobre a situação na Palestina neste momento?

2. Com relação a essa pergunta, queremos dizer a todos os nossos irmãos em todo o mundo, não apenas nos Estados Unidos, que nunca confiem no que o império da mídia global lhes diz, pois sempre vimos como ele distorce as notícias e as transforma em favor do colonialismo global e da ocupação sionista.

Aqui na Palestina estamos sofrendo. Estamos sofrendo por sermos privados dos requisitos mínimos da vida. Queremos que saibam que não há um único dia — garanto-lhes, literalmente — em que o exército israelense não prenda um jovem palestino ou uma jovem palestina enquanto caminha pela rua.

As áreas palestinas na Cisjordânia sempre sofrem com cortes de eletricidade e água quase que diariamente. Há anos, o exército israelense vem tentando deslocar à força algumas áreas palestinas para se apoderar delas e construir novos assentamentos. No passado, o exército praticava todos os métodos repressivos e violentos para limpar essas áreas e deslocar os palestinos de suas terras, mas recentemente vemos que eles estão praticando uma política branda para os mesmos objetivos anteriores, ou seja, o deslocamento forçado. Essa política branda consiste em cortar a eletricidade e a água por um longo período, não coletar o lixo dessas áreas, de modo que o mau cheiro se espalhe por elas, lançar exercícios militares abrangentes perto dessas áreas para prejudicar a população palestina e outras ações desumanas realizadas pela ocupação sionista.Essa é uma parte muito pequena e simples do que está acontecendo durante todo o ano aqui na Palestina, especialmente na Cisjordânia.

Atualmente, em meio a essa guerra violenta, as forças de segurança israelenses prenderam um grande número de civis na Cisjordânia sem nenhuma acusação específica por medo da eclosão de confrontos na Cisjordânia. Imagine que você está sentado em casa com sua família e, de repente, soldados israelenses entram, apontam armas para você e sua família e o prendem sem que você tenha cometido nenhum crime. Essa é exatamente a situação aqui. Eu gostaria que fossem apenas prisões. Em muitos casos, as detenções levam a torturas graves nas prisões e até mesmo à morte como resultado dessas práticas sistemáticas.

Quero que saibam de outra coisa: a Autoridade Palestina e o presidente Mahmoud Abbas não representam a nós, o povo palestino, de forma alguma. Rejeitamos a Autoridade e rejeitamos Abbas e todos os seus ministros. Não sei se vocês já ouviram falar do acordo de coordenação de segurança entre a ocupação sionista e a Autoridade Palestina. Anos atrás, a Autoridade Palestina concluiu um acordo segundo o qual ela serviria à entidade ocupante em termos de segurança. Ou seja, todos os jovens ativistas palestinos que lutam contra a ocupação sionista de uma forma ou de outra e a ocupação não consegue prendê-los, a Autoridade Palestina os persegue, os prende e os entrega à ocupação, e então ninguém sabe o destino daquele jovem ou daquela jovem. Eles não nos representam, nem a nenhum outro palestino. Eles são totalmente rejeitados nas ruas palestinas, mas, infelizmente, são reconhecidos oficial e internacionalmente pelas Nações Unidas e apoiados pelos Estados Unidos da América.

3. BRRN: Como foi a última semana para você pessoalmente?

3. O problema não é uma questão de uma ou duas semanas, meu irmão. Vivemos em um estado de opressão e privação das liberdades individuais e sociais o ano todo. Sim, na semana passada houve muito mais tragédias e notícias dolorosas do que nos meses anteriores. Recebemos notícias da morte de muitos de nossos parentes e amigos em todos os territórios palestinos. Isso é muito doloroso. Temos muitos amigos na Cisjordânia e em Gaza. A população palestina em Gaza está vivendo agora em uma situação muito perigosa. Por mais de três ou quatro dias, eles [as forças de ocupação israelenses] cortaram a eletricidade e a água na Faixa de Gaza. Quando a eletricidade é cortada, muitos serviços sociais param, especialmente os hospitais. O bombardeio continua contra a população de Gaza 24 horas por dia. Mesmo no meio da noite, eles bombardeiam essa pequena área. Israel bloqueou completamente essa área. As pessoas não conseguem nem mesmo escapar deles. A ocupação impede que a ajuda humanitária chegue a Gaza. A ocupação proíbe alimentos, água, remédios e tudo o mais. Gaza se tornou uma pequena masmorra, bombardeada por todos os lados e em todos os lugares. Imagine que uma mãe veja seu bebê ferido e sangrando, mas não há nenhum hospital prestando serviços devido a uma queda de energia. Como você gostaria de descrever os sentimentos dessa mãe?

Meu irmão, não há palavras para descrever o que está acontecendo aqui. Esta área se tornou um inferno por causa da ocupação e da presença do sionismo nela.

4. BRRN: Quais movimentos na Palestina você acha que têm mais esperança para o futuro dos palestinos e por quê — por exemplo, o Lion’s Den de Nablus, ou diferentes lutas de trabalhadores?

4. Precisamos de movimentos de jovens que acreditem na possibilidade de libertação e que trabalhem para criar unidade com o restante dos movimentos e tendências na Palestina. A experiência provou que um movimento sozinho não pode realizar uma grande conquista que leve à libertação da Palestina. Precisamos lidar uns com os outros, sejam muçulmanos, judeus, cristãos, convertidos, anarquistas e outros ideais que existem na arena palestina. É isso que buscamos: reunir todos sob uma única bandeira e com um único objetivo, que é combater o sionismo, libertar a Palestina e restaurar nossa liberdade. É evidente que há muitos movimentos na arena palestina, inclusive o Lion’s Den. Mas o Lion’s Den não é o único movimento. Há muitas outras tendências e movimentos, inclusive as lutas trabalhistas, que se esforçam com toda a energia, mas, devido às rigorosas condições de segurança e às políticas repressivas sistemáticas praticadas pela ocupação e também pela traidora Autoridade Palestina, eles não são vistos de forma visível e significativa em público. Porque sempre precisamos ser cuidadosos e cautelosos. Por esse motivo, não pude realizar uma entrevista em áudio ou vídeo com você.

5. BRRN: Em 2021, os palestinos da Cisjordânia, de Gaza e até mesmo os cidadãos de Israel participaram de uma greve geral em reação aos despejos de famílias palestinas em Sheikh Jarrah. Que papel você vê para as paralisações de trabalho e greves gerais nesse período?

5. Acho que já passamos da fase das greves gerais em Israel. É óbvio que não quero negar a importância das greves e sua eficácia, mas a situação aqui na Palestina e a experiência provaram que a única solução é a luta e até mesmo a luta armada contra o regime do apartheid.

A ocupação não hesita em cometer qualquer tipo de crime, injustiça ou perseguição.

Mesmo que você tenha uma profissão ou uma loja e entre em greve, o resultado será que eles roubarão sua loja e a darão a outro sionista, ou o demitirão do emprego e, assim, outro sionista assumirá o trabalho. Fácil!

As condições aqui são completamente diferentes do que está acontecendo com você nos Estados Unidos, meu irmão.

6. BRRN: Você acredita que há alguma esperança de que um grande número de israelenses da classe trabalhadora abandone o sionismo — como fizeram pequenos números de anarquistas e socialistas — ou você acha que o apego ao colonialismo é muito forte para ser superado?

6. Os sionistas que estão aqui nos territórios palestinos vieram para cá com base no princípio ideológico de que esta terra é a terra deles e que o povo judeu é o povo escolhido. É óbvio que todos que acreditam nesse princípio e adotam essa ideologia não podem abandonar facilmente o sionismo, nem reconhecer a liberdade dos outros e o princípio da igualdade entre os seres humanos.

Mas fazemos uma distinção entre o sionismo e o judaísmo. Temos amigos judeus que falam hebraico e acreditam na Torá, mas não acreditam no sionismo, e até nos ajudam em nossas atividades contra a entidade ocupante. Portanto, sim, esperamos que o número dessas pessoas aumente e que muitas delas, especialmente na classe trabalhadora, abandonem esse princípio ideológico racista que não tem nenhuma conexão com o judaísmo. Nós lhes damos as boas-vindas e os recebemos de braços abertos, e podemos trabalhar com eles e viver juntos em paz.

7. BRRN: Em sua opinião, quais são os atos de solidariedade mais eficazes para a libertação da Palestina que os companheiros nos EUA podem realizar?

7. Acho que a coisa mais importante que vocês podem fazer é apoiar os palestinos na mídia. Vocês podem explicar às pessoas nos Estados Unidos a questão palestina como ela é, e não de acordo com a falsa narrativa israelense. Você pode publicar notícias e eventos que ocorrem na Palestina. Há muitos vídeos e fotos dos crimes diários da entidade ocupante em sites palestinos. Também publicamos essas notícias em nossa página do Instagram (@fauda_palestine) e em nosso canal do Telegram (@fauda_ps). Você pode traduzir essas notícias e transmitir os fatos aos nossos irmãos nos Estados Unidos. Não faça da mídia oficial e dos canais estadunidenses e israelenses suas únicas fontes para receber notícias e acompanhar os acontecimentos. Acompanhe também a mídia palestina. A mídia palestina enfrenta um apagão de mídia muito severo. Tente romper esse apagão e conhecer alguns dos fatos atuais na arena palestina.

Traduzido por Escurecendo o Anarquismo.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/franca-anarquistas-contra-a-guerra/  

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/espanha-cnt-diante-do-agravamento-da-guerra-no-oriente-medio/  

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/kck-a-questao-palestina-e-curda-so-pode-ser-resolvida-com-a-superacao-da-mentalidade-de-estado-nacao/  

agência de notícias anarquistas-ana

Pra que respirar?
posso ouvi-la, fremindo,
maciez de noite.

Soares Feitosa