[Espanha] Novidade editorial: “En pos del milenio: Revolucionarios milenaristas y anarquistas místicos de la Edad Media”, de Norman Cohn

Em busca do milênio: Revolucionários milenaristas e anarquistas místicos da Idade Média, de Norman Cohn

A Idade Média viu surgir em suas margens uma complexa rede de heresias e movimentos que tentavam transpassar os limites da ortodoxia religiosa. Baseando-se principalmente nas tradições judias e na escatologia cristã (sobretudo no Apocalipses de São João), e impulsionados por sua dramática situação material e a decadência que observavam a seu redor, estes grupos de homens e mulheres encontraram no milenarismo uma tábua de salvação desesperada. Mas o milenarismo não foi só uma orientação religiosa. Segundo seus pressupostos, o reino dos mil anos que seguiria ao Juízo Final devia ser um paraíso na Terra no qual todas as penalidades dos justos seriam recompensadas e no qual todas as diferenças sociais seriam abolidas. A perspectiva, ao chegar às camadas mais desfavorecidas da sociedade, deu lugar uma e outra vez a movimentos revolucionários que lutaram com armas materiais para criar o reino de Deus na Terra: um reino que seria precedido pela eliminação dos malvados e no qual o homem seria devolvido a sua condição primitiva, o que implicava a abolição da propriedade privada e o estabelecimento de uma sociedade que hoje poderíamos identificar claramente como comunista.

Em En pos del Milenio – um dos livros de história mais importantes escritos durante o século XX – Norman Cohn fez uma pesquisa completa e rigorosa dos movimentos dos pobres durante a Idade Média. Em suas páginas, encontramos relatos extraordinários, como a apoteose anabatista na cidade de Münster, em 1535, e relatos detalhados de fenômenos fascinantes, como as “cruzadas dos pobres”, as procissões de flagelantes, as teorias de Joachim de Fiore, os incansáveis falsos profetas e messias, a disseminação de movimentos protoanarquistas cativantes, como a Irmandade do Espírito Livre, ou a luta de revolucionários sociais, como Thomas Müntzer.

En pos del milenio

Revolucionarios milenaristas y anarquistas místicos de la Edad Media

Norman Cohn

ISBN 978-84-15862-31-4

576 págs., 14×21 cms.

Preço: 28,00€

pepitas.net

agência de notícias anarquistas-ana

Canto da araponga.
Ferro fincado
No sol da tarde.

Wilma Chiarelli

Leave a Reply