[Irlanda] Eduque! Agite! Organize! | Envolva-se e ajude a Construir uma Alternativa Anarquista

Organize! é um grupo de propaganda anarco-sindicalista e uma iniciativa sindical que se organiza em toda a Irlanda – no norte e no sul. Nos inspiramos nas lutas autodirigidas das pessoas da classe trabalhadora, especialmente aquelas organizadas sob linhas anarco-sindicalistas. Nossa história remonta à formação original do Organize! pelos Grupos Anarquistas de Ballymena e Antrim em 1985. No dia 9 de dezembro de 2022, fomos unanimemente admitidos como uma seção “amiga” da Associação Internacional dos Trabalhadores Anarco-Sindicalistas em seu histórico Congresso centenário em Alcoi, Espanha.

Somos pessoas comuns da classe trabalhadora que estão cansadas de serem exploradas pelo sistema lucrativo, cansadas de verem nossas comunidades sendo despedaçadas pelo racismo, patriarcado, nacionalismo e sectarismo, e cansadas de alguns ganharem riquezas às custas de todos os outros.

Estamos trabalhando ativamente para promover a solidariedade em oposição ao capitalismo, ao estado, ao patriarcado e a todas as outras formas de opressão e hierarquia. A maneira como nos organizamos reflete a sociedade livre que queremos criar: uma sociedade baseada em associação voluntária, participação democrática e autogestão.

Nossos membros são trabalhadores: beneficiários, estudantes, migrantes, desempregados e outras pessoas da classe trabalhadora. Todos estamos comprometidos em construir um movimento sindical comunista libertário ativamente contrário a todas as formas de opressão e exploração.

Queremos melhorar as condições cotidianas para nós mesmos e para outras pessoas da classe trabalhadora, mas também lutamos pela transformação revolucionária que possa criar uma sociedade livre e igualitária, baseada em ajuda mútua e cooperação. Parece loucura? Talvez seja, mas todas as alternativas pressupõem a continuação do sistema atual… e isso é ainda mais louco…

O sistema atual não está funcionando – o estresse e o excesso de trabalho afetam cada vez mais pessoas, enquanto outras são jogadas na miséria; para uma quantidade crescente de trabalhadores, é precariedade, contratos de horas zero e o estresse de não poder planejar ou orçar nossas vidas; vivemos em um mundo de recursos abundantes e, no entanto, milhões passam fome; algumas pessoas acumulam vastas fortunas apenas porque possuem empresas, terras, propriedades ou recursos naturais, mas aqueles de nós que criamos a riqueza, trabalhamos na terra e construímos as propriedades, ficamos lutando para pagar pelos recursos naturais; os políticos nos dizem que não há dinheiro – não para salários, benefícios ou facilidades locais, mas sempre há muito para a guerra; tanto local quanto globalmente, a lacuna entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade nunca foi tão grande; em vez de uma guerra à pobreza, eles têm uma guerra contra a “fraude de benefícios”, uma guerra contra as drogas e uma “guerra ao terror” e as mesmas instituições que criam guerra, pobreza e destruição ambiental estigmatizam, aprisionam e deportam os refugiados resultantes.

Não achamos que essas coisas sejam inevitáveis ou coincidentes, achamos que estão relacionadas ao capitalismo – um sistema econômico definido pelo trabalho assalariado e pela acumulação de lucro do trabalho alheio. Então, apoiamos todos os trabalhadores contra seus patrões exigindo salários mais altos e melhores condições. Tentamos intervir de forma prática para apoiar trabalhadores envolvidos em disputas e também somos ativos em nossos próprios locais de trabalho e comunidades. Não apenas contra a exploração, mas contra as múltiplas opressões enfrentadas pelos membros da classe trabalhadora em toda a nossa diversidade.

Mas não é apenas uma questão de tentar lutar em um mundo de exploração e opressão; buscamos um futuro onde os trabalhadores controlem a produção e a sociedade em seus próprios interesses. E ao contrário de algumas pessoas que afirmam se opor ao capitalismo, não queremos ser um novo conjunto de líderes e nos recusamos a ser liderados por qualquer outra pessoa. Defendemos a democracia direta no local de trabalho e através da comuna em nossas comunidades – trabalhando em federação para garantir que as necessidades de todos sejam atendidas e que ninguém esteja novamente em posição de oprimir ou explorar outro ser humano.

Atualmente, temos membros em Belfast, Cork, Derry, Lisburn, Newtownabbey e Portadown e estamos construindo a organização com base no envolvimento e participação ativos. Não estamos interessados em uma adesão “no papel” sem sentido, então você não pode se juntar preenchendo um formulário online e nos enviando algumas moedas.

Para conversar conosco sobre a adesão, comece enviando um e-mail para:

organiseasi@gmail.com

organiseanarchistsireland.com

Tradução > fernanda k.

agência de notícias anarquistas-ana

Estranhos ruídos
Perturbando meus sonhos:
Cântico dos grilos.

Maria Tereza da Luz

Leave a Reply