[México] Carta do Prisioneiro Anarquista Jorge “Yorch” Esquiv

Carta do prisioneiro político anarquista mexicano Jorge “Yorch” Esquivel de dentro da prisão Reclusorio Oriente na Cidade do México.

Oi compas, como vocês estão? Estou aqui e um pouco estressado com tanta incerteza. Depois de um ano e três meses de prisão, me pergunto: como tenho conseguido resistir neste lugar?

Bem, sinto que consegui resistir por causa das pessoas que me visitam. As visitas são muito importantes porque é o dia em que você vê as pessoas que ama e aquelas que se importam com você. Elas fazem você se sentir como se fosse um dia diferente porque aqui todos os dias são iguais, e eles são difíceis. Com as visitas, nós, prisioneiros, podemos esquecer da situação que enfrentamos todos os dias.

Além disso, a comida que vários coletivos e indivíduos me enviam através das visitas, como aquele delicioso mel que me mandaram. Também, os vegetais nutritivos que vêm dos jardins flutuantes de Xochimilco. Isso me lembra de uma vez, alguns meses atrás, quando compartilhei alguns quelites (ervas selvagens comestíveis como verdolaga) que tinha cozinhado com outro prisioneiro que está aqui há muito tempo. Quando ele comeu os quelites, isso o fez lembrar da comunidade de onde ele vem. Isso me fez sentir bem porque são uma daquelas pequenas coisas das quais eu não estava realmente ciente quando estava do lado de fora. Esses tipos de coisas me permitiram resistir durante esse tempo dentro.

Outra coisa que também me ajudou muito foram as cartas. Consegui ler cartas de vários amigos, e também de pessoas que não conheço, mas que estão me apoiando. Obrigado por escreverem porque neste ambiente é difícil saber o que está acontecendo com meus amigos. Não temos e-mail, então as cartas são a maneira como nos comunicamos com as pessoas e são o que quebram essas paredes da prisão. Elas também me ajudam a não esquecer das pessoas que estão comigo, e ajudam elas a não esquecerem de mim.

O que também me ajudou foi saber das coisas que foram organizadas em diferentes países, como na Espanha, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Itália, Austrália, Minneapolis, Los Angeles. Ver os panfletos e cartazes, e saber o que as pessoas estão fazendo para me apoiar, me enche de força para continuar resistindo pelo tempo que for necessário.

Não posso esquecer de mencionar a arte gráfica, os cartazes, filmes e livros. Eles foram muito importantes para mim, e a arte gráfica pode me dizer muitas coisas que às vezes as palavras não conseguem.

Muito obrigado, amigos. Continuem pressionando porque é a única maneira de me libertar da prisão.

Prisioneiros políticos às ruas!

Sinceramente,

El Yorchs

10 de março de 2024

Para mais informações sobre o caso de Jorge, acesse aqui (https://yorch-libre.espivblogs.net/). Você pode escrever uma carta para Jorge em inglês ou espanhol e enviá-la para yorchlibre@gmail.com.

Tradução > fernanda k.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/30/mexico-solidariedade-com-yorch/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/07/mexico-carta-do-preso-anarquista-jorge-yorch-esquivel-solidaria-com-alfredo-cospito-e-miguel-peralta-e-anunciando-sua-proxima-audiencia-para-14-de-abril-de-2023/

agência de notícias anarquistas-ana

Em qualquer lugar
Onde se deixem as coisas,
As sombras do outono.

Kyoshi

Leave a Reply