[França] Anne Raurich (1929-2023)

Nascida em 18 de novembro de 1929, Anne Mahé não se dava bem com sua mãe. Ela deixou Bagneux e sua família aos 16 anos de idade para conquistar sua independência.

Conseguiu um emprego na PTT, onde se insurgiu contra a organização absurda do trabalho e a hierarquia tacanha. Ela ingressou na CNT em 1946. Como muitos de sua geração, ela participou do movimento Auberges de Jeunesse.

Lá conheceu seu marido, Eudes Raurich, descendente de refugiados espanhóis (citado no Maitron), supervisor que trabalhava em Paris e militante da Union de la gauche socialiste em 1956. Ele também era químico em uma unidade de produção de ração animal em Indre. Membro do ROC (Rassemblement des opposants à la chasse), ele legou seu corpo à ciência.

O casal viveu no 9 Bis, boulevard Rochechouart, Paris 9e (em um apartamento datado de 1948), até sua aposentadoria em 1991. Em seguida, eles se mudaram para La Forêt, route de Saint-Gaultier, 36310 Chaillac. Eles reformaram completamente uma casa em Berrichonne, no sul da região de Indre, perto de Haute-Vienne (a menos de uma hora de Limoges, onde eles haviam participado de eventos no CIRA Limousin e no Cercle Gramsci, cujo La Lettre ela apreciava muito).

Em maio de 1968, Anne e Eudes participaram dos “eventos” e das inúmeras reuniões que liberaram o discurso, em círculos de amigos ativos contra os preconceitos da época. Como esperantistas militantes, eles trocavam cartas com correspondentes na República Tcheca, no Japão, na China e em outros lugares.

Anne tornou-se secretária de escritório em tempo parcial em 1973. Ela era uma leitora ávida, familiarizada com o existencialismo dos anos 50 e muito sensível à questão feminista.

Eles também eram assinantes fiéis da Union pacifiste (recortes da qual estão incluídos em um excelente livro sobre Cavanna, publicado após sua morte).

Olivier, seu único filho nascido em 1960, frequentou a escola secundária Louis le Grand e se formou em matemática. Ele recusou uma carreira como engenheiro de armamentos e, em vez disso, continuou como professor de matemática em aulas preparatórias em Fontainebleau. Sua aposentadoria está prevista para 2024. Comprometido com a não violência e contra o campo militar de Larzac, tornou-se porta-voz do budismo, trabalhando com o Dalai Lama Sogyal Rinpoche (1947-2019).

Anne, ativista ambiental contra os testes nucleares na Polinésia, especialista em botânica e membro da Liga Francesa para a Proteção das Aves, adorava a natureza e as caminhadas, apesar de seu marca-passo e bengala.

Aos 88 anos, já incapaz de andar, ela participou de um debate sobre “anarcofeminismo” durante uma Librairie champêtre libertaire no Château de Ligoure (2017).

Muito desconfiada da medicina, ela preferia a homeopatia. Ficando cega e não conseguindo mais se locomover, ela optou por morrer com dignidade aos 94 anos, em dezembro de 2023.

Anne havia combinado legar seus livros anarquistas ao CIRA Limousin.

Extraído das lembranças de Nathalie Rubel em 21 de fevereiro de 2024

Fonte: https://ciralimousin.ficedl.info/IMG/pdf/anne_raurich.pdf

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

haicai é vício
no ábaco dos dedos
versos paridos

Sandra Santos

 

Leave a Reply