[Grécia] Apelo para a marcha solidária à Ocupação de Imigrantes e Refugiados Notara 26

No bairro de Exarchia, as ocupações e centros de luta dos movimentos floresceram ao longo do tempo. Dezenas de ocupações deram forma aos nossos sonhos, atenderam às nossas necessidades de auto-organização, resistência, abrigo, alimentação, vida comunitária. Os ocupas têm sido alvo da repressão por parte do SYRIZA [esquerda] e da Nova Democracia [direita] durante anos, com grandes operações de despejo acompanhadas pela propaganda do Regime sob a égide da doutrina da “Lei e Ordem”. Vivemos hoje a continuação desta política, uma vez que os despejos de ocupas e a expulsão de imigrantes do bairro de Exarchia foram a primeira fase do seu plano de gentrificação. Seguiram-se enormes investimentos do grande capital (principalmente turístico) em imóveis da região, e as reformas do “Cavalo de Tróia” na praça e no morro Strefi, que foram acompanhadas por hordas de policiais que acamparam em todas as partes do bairro, com o objetivo principal de torná-lo capital rentável, através do deslocamento dos excluídos e da dissolução das resistências políticas e sociais que se enraizaram no bairro de Exarchia há décadas.

A ocupação e luta da N26, única ocupação pública de imigrantes no bairro, é relevante num momento em que o Estado intensifica a sua guerra contra as comunidades imigrantes: na fronteira com assassinatos, tortura, humilhação e expulsões e no centro com operações de varredura, a brutalidade policial, a ameaça fascista, o controle e a prisão. Um indicativo da guerra que as comunidades imigrantes em Atenas enfrentam é a recente evacuação e desmantelamento de estruturas abertas e a transferência violenta de imigrantes para campos fechados em Ática. A política racista tenta expulsar os imigrantes do centro como fez em Exarchia, evacuando quase todas as ocupas que restaram. O ataque às comunidades imigrantes faz parte do planejamento mais amplo do capital e do poder político em Exarchia. Afinal, parte da gentrificação é a expulsão de pessoas excluídas de classe e racial com o objetivo de uma cidade que acomode aqueles que têm dinheiro, consomem e vivem de acordo com os padrões ocidentais. O aumento dos aluguéis devido ao Airbnb e ao turismo torna quase impossível que pessoas da nossa classe vivam em Exarchia.

A ocupação, como auto-organização coletiva das nossas vidas e necessidades, é para nós um dos meios que defendemos contra a violência do deslocamento. As recentes evacuações em todo o país foram respondidas vigorosamente, com todos os espaços sendo reocupados pelo movimento. Defender a comunidade da Notara 26 significa defender as nossas vidas e a solidariedade prática na luta dos imigrantes pela dignidade.

SÁBADO 30/03

15h00 PRÉ-REUNIÃO em frente à ocupação (Navarchou Notara 26, Exarchia)

17h00 MARCHA SOLIDÁRIA a partir da Ocupa de Imigrantes e Refugiados Notara 26

Coordenadoria de ação pela defesa de Exarchia

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/04/grecia-okupa-notara-26-salvaremos-nossas-vidas-nos-mesmos/

agência de notícias anarquistas-ana

na cama de nuvens
o sol espreguiça-se
oblongo

Eugénia Tabosa

Leave a Reply